Previsão do tempo para domingo é de chuva na maior parte do Estado, alerta Friale

Sipam prevê céu nublado com pancadas de chuva na maior parte do Acre
Sipam prevê céu nublado com pancadas de chuva na maior parte do Acre

A previsão do tempo para domingo, 26, durante o dia das eleições, será de chuvas, na maior parte do Acre, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, através do site O Tempo Aqui. chuvas, na maior parte do Acre Em algumas áreas, ocorrerão chuvas intensas, acompanhadas de muitas descargas elétricas, podendo causar transtornos à população.

O Sistema de Proteção de Amazônia (Sipam) prevê que o céu fique nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas, inclusive em Rio Branco durante todo o dia. As chuvas devem ocorrer ao longo do dia, pela tarde os temporais seguidos de ventos fortes devem ser mais propícios.

Os motivos mais comuns são a impossibilidade de chegar até o local de votação, já que muita gente deixa para votar na última hora. Além disso, nesses casos há o isolamento de determinadas comunidades rurais ou falta de transporte. O próprio Tribunal Regional Eleitoral do Acre confirma que o número de abstenção nas eleições acreanas é muito grande e dependendo dos fatores climáticos, tende a crescer.

No primeiro turno, Rio Branco foi a cidade que apresentou o menor índice de abstenção, com 11% e um dos motivos para o resultado foi o tempo nublado e sem chuva durante todo o pleito.

São esperados que mais de 506 mil eleitores acreanos devem ir às urnas para eleger seus representantes. O maior colégio eleitoral do estado é a capital, Rio Branco, com 232.073 eleitores.

Para atender essas pessoas o TRE-AC irá disponibilizar 6.600 mesários divididos em 1.641 seções eleitorais em todo o estado, incluindo 12 aldeias indígenas. O horário de votação começa às 8h e vai até às 17h (horário local).

Assuntos desta notícia