Hemoacre volta a realizar coleta externa no Calçadão do Passeio

 Em decorrência da enchente do Rio Acre, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) precisou suspender as coletas externas realizadas às terças e quintas-feiras, no Calçadão do Passeio, Centro de Rio Branco.

Com a baixa das águas e o retorno de parte das famílias para casa, as atividades do Hemocentro se normalizam e a unidade móvel volta a funcionar normalmente com a coleta itinerante. Na terça-feira, 17, e na quinta, 19, a equipe de captação de sangue estará no Calçadão do Passeio, das 8 às 12 horas.

Ainda na terça-feira, 17, e na quarta-feira, 18, a unidade móvel aguardará por doações de sangue no pátio da União Educacional do Norte (Uninorte), das 18 às 22 horas.

O objetivo é manter o estoque do hemocentro, a fim de garantir as solicitações de sangue e seus componentes nas unidades hospitalares do Estado.

Bruna Menezes, do setor de captação do Hemoacre, chama a atenção da população para a importância da doação de sangue. “As pessoas devem se conscientizar de que o sangue precisa ser doado, não existe ainda nada que o substitua. Para incentivar a doação de sangue, nós fazemos constantemente campanhas, convidando os doadores cadastrados e a população em geral a irem ao Hemocentro, ou à unidade móvel que fica no Calçadão do Passeio”, disse.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco à saúde. A doação de sangue é também um ato de amor e solidariedade.

Condições básicas para se tornar doador:

Ter entre 18 e 69 anos de idade;

Pesar acima de 50kg;

Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;

Estar sentindo-se bem de saúde.

Onde doar:

Na sede do Hemoacre (Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Rio Branco – Acre) ou no ônibus itinerante, que fica em diversos lugares da capital, ao longo do mês. Outras informações no telefone (68) 3228-1494 (horário comercial).

Assuntos desta notícia