Parceria possibilita a construção de creche no Custódio Freire

A parceria firmada entre a Prefeitura de Rio Branco, a Universidade Federal do Acre e o Portal Francisco Cândido Xavier através de Termo de Cooperação, possibilitou a construção de uma creche para atender as crianças do bairro Custódio Freire, na BR-364, sentido aeroporto. O prefeito Marcus Alexandre esteve na manhã do domingo de Páscoa, 5, na Comunidade Espírita Portal Francisco Cândido Xavier visitando as novas instalações da unidade de ensino e prestigiando a inauguração oficial do espaço.

A creche, que passou por reforma e ampliação de suas instalações, conta agora com duas novas salas, área de recreação, espaço para higiene coletiva, campo de futebol, cozinha, refeitório, banheiros com boxes para banho e salas de aula.

Segundo o presidente da comunidade espírita Portal Francisco Cândido Xavier, Pascoal Muniz, o Portal funciona com um grupo de voluntários que ajudou a financiar toda a obra de ampliação e adequação do espaço para transformá-lo em creche. “A nossa comunidade espírita está sempre presente e solidária. A caridade é um dos princípios de Deus. Receber essas crianças, em caridade, é uma obra que nos enche o coração. É a concretização de um sonho que nos deixa muito felizes”, completou.

Com o início das atividades marcada para a próxima segunda-feira, 13, a creche funcionará como anexo da Escola Terezinha Kalume, que fica no bairro Tucumã, e terá a capacidade de atender até 60 crianças. A coordenadora de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Maria da Conceição Borges, explica que a colaboração do município se dá na assistência pedagógica e com parte dos recursos para custeio da merenda. “A secretaria está auxiliando com os professores e assistentes necessários para um atendimento de qualidade. Sendo que a Ufac, através de um projeto de extensão do curso de pedagogia, vai disponibilizar estudantes/estagiários para fazerem o acompanhamento das crianças atendidas aqui”, disse Maria da Conceição.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Custódio Freire, José Eliziário, explica que a construção de uma creche no bairro é uma reivindicação antiga daquela comunidade. “Já faz alguns anos que estamos lutando por vagas para creche e pré-escola. Já temos o ensino fundamental aqui no bairro. Agora, graças a essa parceria da prefeitura e da Ufac com a Comunidade Espírita do Portal, estamos realizando o sonho de matricular também as crianças mais novas”, concluiu Eliziário.

Após visitar todo o espaço onde serão atendidas as crianças de 2 a 5 anos daquele bairro, o prefeito Marcus Alexandre explicou que foram os integrantes da própria Comunidade Espírita Portal que propuseram a parceria com Ufac e Prefeitura de Rio Branco para a criação da creche no local. Para ele, é sempre muito importante a união de esforços para atender aos que mais precisam.  “São iniciativas como essa, do Portal, que nos enchem de esperança e aumentam o nosso compromisso de continuar trabalhando firme para que nossa cidade fique, a cada dia, melhor. Essa parceria aqui já deu certo. E quem ganha são os pais e as crianças aqui da Custódio Freire”, concluiu o prefeito. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia