Sistema estratégico é implantado para melhorar atendimento no Hospital das Clínicas

Pesquisa é uma estratégia para seguir melhorando serviços
Pesquisa é uma estratégia para seguir melhorando serviços

Criada em 2014, a Ouvidoria do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco implantou um novo sistema para melhorar a qualidade do serviço prestado pelos servidores. Incentivo a elogios e pesquisa de satisfação são estratégias que a ouvidoria utiliza para aperfeiçoar o atendimento do Sistema único de Saúde (SUS).

Um formulário foi elaborado para medir o grau de satisfação ou insatisfação do cidadão, com o serviço prestado. As pesquisas são realizadas nas enfermarias, acolhimento e na internação. Ou ainda o cidadão pode se direcionar à Ouvidoria.

Após os dados serem colhidos, cartazes são distribuídos pela instituição, elogiando o serviço dos funcionários. Frases como ‘Continue assim’ e ‘Parabéns, você foi elogiado’ são usadas para reconhecer a qualidade dos servidores.

Fabiana Ferreira, responsável pelo acolhimento e Ouvidoria do HC, explica que a intenção é identificar as causas de problemas e motivar os funcionários. “Não queremos apenas apontar os defeitos, mas também elogiar os acertos e motivá-los a continuar melhorando o seu desempenho profissional”, disse.

De acordo com Fabiana, somente neste mês, 10 médicos receberam elogios de usuários do SUS. Além disso, as enfermarias têm apresentado um alto grau de satisfação no atendimento.

“É importante deixar claro que o cidadão tem o retorno da sua manifestação, seja um elogio ou reclamação, a Ouvidoria entrará em contato com a pessoa”, acrescentou Fabiana.

Para ela, a iniciativa tem dado certo. “Nesta semana, duas enfermarias foram elogiadas. Logo em seguida, pessoas responsáveis por outras enfermarias vieram cobrar seu elogio. Dessa forma, motivamos os funcionários a também receberem elogios dos serviços prestados. Afinal, todos querem ter o seu trabalho reconhecido”, finalizou. (Foto: Cássia Veras / Assessoria HC)

Assuntos desta notícia