Centro de Estudo de Línguas estimula sucesso profissional dos alunos acreanos

Mais de 12 estudantes aprendem outros idiomas no CEL. (Foto: Assessoria)
Mais de 12 estudantes aprendem outros idiomas no CEL. (Foto: Assessoria)

Atendendo mais de 12 mil alunos desde sua implantação, a oferta do Centro de Estudo de Línguas (CEL), da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), possibilita o aprendizado de línguas estrangeiras para o enriquecimento curricular, além de fortalecer a interação dos alunos com outras culturas.

Inaugurado em 2011, com vagas iniciais para os cursos de inglês e espanhol, o CEL já disponibiliza os idiomas de francês e italiano. Além disso, os Núcleos de Estudo de Línguas (NELs) também chegaram ao município de Cruzeiro do Sul e, com a parceria do Instituto Dom Moacyr, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos chegaram a 18 cidades acreanas em 2013.

Nágila Dourado, coordenadora do CEL, afirma que a prioridade é o aprendizado dos estudantes. “Alcançar os alunos da rede pública é uma prioridade das ações do Governo do Estado. Com uma oferta qualitativa, a educação acreana cresce e se fortalece para preparar as próximas gerações”, explicou.

Entre os alunos que aproveitaram a oportunidade educacional, está Sofia Cunha, aluna concludente do curso de inglês e atual aluna de Nutrição na Universidade Federal do Acre (Ufac). Graças ao empenho em aprender uma nova língua, a estudante embarca em junho deste ano para uma bolsa de estudos do programa Ciência sem Fronteiras na Universidade do Estado da Califórnia (California State University).

“Vou passar mais de um ano fora do país, aperfeiçoando não só o inglês, como também meus conhecimentos na área da nutrição. O ensino de qualidade do CEL foi um dos atrativos para que eu terminasse meu curso, além do apoio da Escola Sebastião Pedrosa, onde eu concluí o ensino médio”, disse. (Astorige Carneiro / Agência Acre)

Assuntos desta notícia