Hoje é um grande dia para o esporte no Acre. O ministro George Hilton virá para os lançamentos de projetos importantes para Rio Branco. Alimentar a paixão crescente que a população da cidade já descobriu nos últimos anos pela prática de exercícios físicos. Um destes projetos será o Centro Olímpico, que promete ser uma referência para os esportistas na baixada da Sobral.
Só que falar de esporte aqui e em qualquer lugar do Brasil remete a duas realidades. A primeira é a dos atletas que apostam tudo no seu potencial e se jogam na modalidade esportiva que tanto amam. A dos campeões que se veem na TV. Uma bela realidade. A segunda é um pouco mais improdutiva. É aquela dos que sonham, mas nunca conseguem chegar lá. Dos que até têm certo talento, mas não o aprimoram. Desperdício. Apesar de triste, essa é a realidade da maioria.
O Acre, assim como muitos estados brasileiros, tem pessoas que gostam de praticar esportes. Mas é dificílimo ser atleta aqui. Fazer uma carreira exclusiva, ter rotinas de treinos e patrocínios para ir a grandes competições nacionais. É difícil em todo o Brasil. Aqui só é mais.
Mas isso pode mudar. Sempre pode mudar. As pessoas não podem é desistir de ser mais do que amadores do esporte. Não podem deixar de lado a ambição de ser verdadeiros atletas.
As ações que serão lançadas hoje são um ponto de partida. E quem quiser um dia representar o Brasil em uma olimpíada ou outro grande evento, precisa começar de algum lugar. Quem acredita, fica mais perto do sonho.