Pular para o conteúdo

Projeto Sudam Itinerante chega ao Acre e apresenta novas atrações de investimentos

A primeira etapa do Projeto Sudam Itinerante apresentou as atrações de investimentos existentes na Amazônia, na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

De acordo com o superintendente da Sudam, que é acreano, Paulo Roberto Correia, o evento propõe mostrar que, diante da transição econômica instalada no país, ainda existem muitas possibilidades de investimentos.



“Um dos desafios é reverter a lógica de aplicação dos recursos dos principais fundos de investimentos dos estados mais desenvolvidos para os estados mais pobres como o Acre, o Amapá e Roraima. Queremos sensibilizar o empresariado local e todo o setor produtivo para fazer com que o Acre seja importante contribuinte para o Produto Interno Bruto (PIB). Essa é a principal missão da Sudam, que é desenvolver a Amazônia”, destacou Paulo Roberto.

Segundo dados apresentados no evento, a indústria no Acre gera 16 mil empregos diretos. Além disso, foi registrado um crescimento de 1,3% em dez anos, entre 2002 e 2012.

Representantes do setor produtivo fizeram uma apresentação das potencialidades e gargalos locais com o objetivo de atrair investimentos. Além disso, foram apresentados ainda os incentivos estaduais e fiscais, além da divulgação do Fundo Constitucional do Norte (FNO) e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).

O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro da Silva, confirmou que a realização do evento é oportuna. “Queremos ser protagonistas nas discussões dos assuntos que promovam o desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo. Foi uma ótima oportunidade de entender porque é feito tão pouco investimento no Acre com recursos da Sudam”, avaliou.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) faz parte dessa iniciativa, além de ser mais uma alternativa de crédito, apontou o assessor da Presidência do Banco, Luiz Antônio Pazos.

Foto: ODAIR LEAL/ A GAZETA
Foto: ODAIR LEAL/ A GAZETA
error: Conteúdo protegido!!!