SUCESSO… O QUE É SUCESSO?

O presente artigo trata de tema e interesse geral: o SUCESSO NA VIDA. Não sou um ser humano completo, mas percorri caminhos áridos para obter conquistas no trabalho. Fiz muitas renúncias, mas sempre centrada em objetivos e metas. Tenho consciência, como católica, que Deus é Pai de todos, mas não ajuda gente preguiçosa. Desculpem-me os preguiçosos.

Aprendi que o sucesso é algo que não se ganha, ele é conquistado quando a sinceridade, humildade e perseverança moram dentro de nós. Normalmente vemos a palavra sucesso ser muito associada à fama. Então apenas os famosos têm sucesso? Nada disso, todas as pessoas esforçadas, persistentes, leais, honestas, humildes, estudiosas, conseguem realizar sonhos. Logo, o sucesso não é uma herança genética. Filho de peixe, peixinho não é.

Percebo que a interpretação de sucesso vai muito além de simples palavras e histórias. Ninguém ganha sucesso. Ele é conquistado. E essa conquista é fruto de uma busca constante. A busca pelo sucesso deve vir de dentro da pessoa. Assim, entendo, que a conquista do sucesso é consequência de atos bem feitos. Pode ser em várias áreas, como pessoal e profissional, que são áreas onde a busca pelo sucesso é maior. As pessoas costumam dizer que não têm sorte, porém nada fazem por seus objetivos, aliás, nem objetivos têm.

Quais são as pessoas que realizam grandes conquistas? São pessoas que vão à busca  de oportunidades ou aquelas que esperam  que a oportunidade bata em sua porta? Como resposta, mencionarei um exemplo simples. Quando alguém deseja arrumar um namorado ou uma  namorada, espera que alguém bata em sua porta e lhe diga “Olá, cheguei e saiba que eu sou o grande amor da sua vida”.
Não, nada acontece assim. Descrevendo desta forma parece brincadeira, mas é assim que as pessoas agem na vida. A grande maioria das pessoas fica reclamando da vida, dizem que não têm sorte, mas também não procuram mudar o modo de pensar e agir. E a vida nos desafia a cada novo amanhecer. O mundo anda ligeiro.

Para este artigo, li alguns textos sobre o assunto. Neles encontrei uma palavra-chave: CORAGEM. Um item indispensável para se alcançar sucesso na vida pessoal e no trabalho. A CORAGEM  é um ingrediente que precisa estar presente em nossa vida. Pois ela é a peça chave para transformações importantes. E o oposto disso é o medo. E o medo tem aniquilado a vida de muitas pessoas que se permitem serem acorrentadas por ele. É medo da vida, da família, da sociedade, de Deus, do diabo, de tanta coisa! Mas o medo de ser infeliz, dificilmente a pessoa tem.

Outro dado importante é que nós, humanos, levamos a vida com aquela vontade enorme de experimentar coisas novas, experiências diferentes, explorar novos lugares, quem sabe mudar de cidade e começar uma vida nova em outro estado, em outro país! Conhecer gente diferente, buscar novos relacionamentos! Quanta coisa a vida tem em seu leque de possibilidades? Contudo, não tomamos posse de nada disso e vivemos a maior parte de nossos anos sobre a Terra naquele mesmo contexto morno, choco, sem novidade. Tudo isso porque não temos CORAGEM de ir em busca do melhor, não temos CORAGEM de dar os passos necessários para a construção de uma realidade diferente.

Do que li, encontrei algumas dicas importante que  as repasso aqui no texto, para o sucesso pessoal e  profissional de cada pessoa. O intuito é ajudar o leitor a alcançar seus objetivos. Não sou modelo, esse é um texto fruto de leituras e experiências de vida. Vejamos alguns passos:

1.    Escolha: Saiba o que lhe agrada mais profissionalmente, lembre-se, nem sempre o dinheiro é o melhor caminho para a escolha de uma profissão e a conquista do sucesso esperado.

2.    Marketing pessoal: Se as pessoas não souberem das realizações estamos obtendo, dificilmente teremos uma oportunidade para progredir. É preciso nos mostrarmos, estar em evidência, pois somente assim aparecerão as oportunidade. O marketing pessoal deve ser realizado de forma inteligente e harmoniosa, para que não sejamos vistos como o vulgo “mala”. O intuído do marketing pessoal é de nos projetarmos diante das conquistas realizadas, criando uma maior visibilidade.

3.    Rede de relacionamentos: No mundo atual o relacionamento é fundamental, O ser humano dificilmente consegue viver  sozinho. Então quanto melhor o meu relacionamento no ambiente em que convivo, maior serão as oportunidades, pois no meio destas pessoas pode estar a oportunidade que tanto esperamos.

4.    Foco no objetivo: É estar comprometido com o resultado e sucesso do que foi estabelecido por você. Quando se tem foco se tem direção, e somente com uma direção definida se consegue chegar a algum lugar.

5.    Estabelecimento de meta: Imprescindível para que se consiga chegar onde se deseja, com maior rapidez e de forma planejada. Uma pessoa sem meta demora mais para alcançar o que quer e muitas vezes se perde no caminho.

6.    Cursos extra-curriculares: Melhora o nosso Currículo e aumenta o nosso conhecimento. As empresas  cada vez mais valorizam esta modalidade, que é um diferencial competitivo.

7.    Informação: As pessoas bem informadas sempre tem um lugar de destaque. Estamos na era do conhecimento e nos mantermos informados é de grande importância para nos tornarmos mais competitivos no mercado.

8.    Por tudo que li estou convencida que para conquistar ideais e objetivos o caminho é o da CORAGEM. A realização de qualquer coisa é feita por dois passos, o primeiro é o nosso; o segundo, é o da vida. Deus não age enquanto o ser humano não o faz primeiro. As tarefas das forças divinas precedem à  nossa. Sem ousar e ir adiante, colocar a bolsa nas costas e meter a cara na vida, acreditando numa nova experiência, sem chances de Deus fluir em nosso favor. Deus não ajuda covarde porque a covardia é uma vibração que não tem nada a ver com a natureza divina.

A conclusão é que nem todas as pessoas conquistam o sucesso da mesma forma, mas, de uma maneira muito singular, todas ÀQUELAS bem sucedidas têm algumas características decisivas em comum. Isso tudo nos leva a crer que O SUCESSO depende da CORAGEM de cada um em organizar a vida e nela estabelecer metas e objetivos com muita honestidade. Nunca pisar nos outros, manter-se no foco desejado. Dedicar-se a ele 100%. Sejamos, pois, persistentes e curiosos, desistir, jamais! Charles Chaplin já dizia: A persistência é o caminho do êxito.

DICAS DE GRAMÁTICA
USO DE AGENTE E A GENTE
– Agente – é um substantivo comum e se refere a profissão de alguém. Ex. Ele é um agente da polícia.
– A gente –  é um locução que equivale à palavra nós, deve ser conjugada na terceira pessoa: A gente comemorou ontem o aniversário da amiga Fátima Almeida.

* Luísa Galvão Lessa Karlberg IWA– É  Pós-Doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montréal, Canadá; Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Membro da Academia Brasileira de Filologia; Membro da Academia Acreana de Letras; Membro perene da International Writers end Artists Association – IWA; Coordenadora da Pós-Graduação em Língua Portuguesa – Campus Floresta; Pesquisadora DCR do CNPq.

Assuntos desta notícia