Senador Jorge Viana e Alan Rick pedem oferta de voos pela Avianca no Acre

Parlamentares buscam novos voos para o Estado do Acre. (Foto: Assessoria)
Parlamentares buscam novos voos para o Estado do Acre. (Foto: Assessoria)

O senador Jorge Viana e o deputado Federal Alan Rick receberam na manhã de quarta-feira, 23, o vice-presidente da empresa aérea Avianca, Frederico Pedreira, e o diretor Paulo Monclaro, e pediram aos dirigentes um estudo de viabilidade para oferta de voos pela companhia no Estado do Acre. Pela parte da tarde, Jorge Viana se reuniu com o presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Nevez, para quem pediu que a empresa reconsidere a suspensão dos voos para o Estado, decisão anunciada no começo deste mês.

Os encontros fazem parte de uma mobilização dos parlamentares acreanos para que o Estado do Acre seja atendido com uma melhor oferta de voos. Recentemente, a empresa Azul anunciou a suspensão dos voos para o Estado e a Gol também declarou que não vai mais operar na linha Rio Branco/Porto Velho. Assim, o Acre terá apenas dois voos diários, um da TAM e outro da Gol, fazendo o trecho direto para Brasília, sempre pela madrugada.

“Fizemos esse apelo para a Avianca para que eles façam um estudo de viabilidade, especialmente para o Acre e Rondônia, para que a gente tenha um voo diário, de preferência no período diurno. Precisamos urgentemente sanar essa lacuna. Eu fiquei esperançoso com as palavras dos empresários, que se comprometeram em fazer esses estudos, nós vamos ajudar com subsídio que for necessário, tanto do Senado quanto da Câmara, para que eles possam realmente estar operando no Acre, atendendo ao povo acreano”, declarou Alan Rick.

Os parlamentares trataram também do Projeto de Resolução que tramita no Senado Federal para reduzir a alíquota de ICMS cobrada sobre o combustível de aviação nos estados brasileiros. Atualmente, o combustível representa 40% do custo das passagens aéreas e a expectativa é que a redução do imposto represente queda nos preços para o consumidor. O senador Jorge Viana e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL/PA) são os autores da proposta que conta com apoio de vários outros parlamentares.

Jorge Viana também disse que o momento é de ajudar o setor para que eles possam ampliar a malha viária e chegar em estados mais distantes, como o Acre. “O dólar disparou, o preço da passagem ficou proibitivo para quem começou agora a ter a possibilidade de andar de avião. Estamos trabalhando na proposta de redução do ICMS de combustível de aeronave, o que pode reduzir os custos da passagem. Mas nós viemos pedir esse estudo sobre a possibilidade de oferta de voo para Rio Branco e para Porto Velho. É um pleito que estamos fazendo em nome de todo o povo do Acre”.

O presidente da Azul se comprometeu em reavaliar os planos de voos para o Acre. E o vice-presidente da Avianca agradeceu ao apoio e destacou o compromisso da empresa de aumentar a oferta de voos. “Nesse momento de crise que o setor está vivendo, em que as companhias aéreas estão discutindo o quanto vão reduzir de operações, esse apoio do Congresso é essencial. O Brasil foi um país que durante 10, 15 anos só cresceu nesse setor. Queremos ter condições de reforçar a presença em todo o país, incluindo a região Norte e Centro-Oeste”, declarou. (Assessoria Parlamentar)

Assuntos desta notícia