Família Azul busca regulamentação de lei estadual durante atividades do dia do autismo

Uma extensa programação marca o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrando em 2 de abril, promovida pela Associação Família Azul do Acre (Afac). O ponto forte será na manhã desta sexta-feira, 1º de abril, quando famílias inteiras percorrem as ruas do Centro de Rio Branco para mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades encontradas especialmente nas áreas de Educação e Saúde.

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), como é conhecido atualmente, é uma desordem de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida da criança e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

O presidente da Família Azul, Arthur Leite, reforça que a programação é importante para dar visibilidade à luta desses pais em busca de melhores condições de atendimento e qualidade de vida aos autistas. Serve também para sensibilizar o governo sobre a importância da regulamentação da chamada ‘Lei do Autista’, aprovada há um ano, mas que não saiu do papel.

Apesar disso, o presidente afirma que existem conquistas que devem ser celebradas, como o atendimento aos autistas no Centro de Saúde Barral y Barral enquanto ocorre a construção do centro especializado para a atenção específica aos autistas, que deve ocorrer ainda este ano.

Atualmente, cerca de 120 famílias são associadas à Família Azul. Porém, no Acre a estimativa é de que possam existir 11 mil pessoas com o transtorno, que é a média da população mundial, estimada em 1,4% da população.

A programação começou ontem, às 8h, no Colégio Dom Bosco, com a participação da Senhora Maria da Conceição, mãe do jovem autista José Vitor, formado em Direito e aprovado em concurso do Tribunal de Justiça sem concorrer por cotas.

Já às 19h, as crianças autistas irão participar do “Cinema Azul”, no Palácio da Justiça. Ainda nesta sexta-feira, 1º, a partir das 13h, começa a parceria da Família Azul com o Via Verde Shopping, com montagem de stand com informações sobre autismo, onde haverá distribuição de folders e balões.

Também no Via Verde Shopping, às 19h, ocorre o Bate Papo sobre Autismo com as mães e pais e demais interessados. A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Nos dois dias de evento, as atividades começam às 10h e encerram às 22h.

No sábado, 2, a Família Azul estará durante todo o dia distribuindo folders e balões, no shopping, e, às 18h, haverá apresentação da Banda da Polícia Militar do Acre, com a participação especial do garoto autista Yuri Mateus, de 7 anos.

A programação será encerrada no domingo, 3, com um passeio de bicicleta que sairá da Concha Acústica a partir das 16h. (Com informações Assessoria)

Assuntos desta notícia