Coluna Giu Evangelista – 22/08/2020

Drive Thru Solidário

Muito bacana a coleta de cobertores, roupas e agasalhos realizada pelo Ministério Publico do Estado do Acre, que solidara com a população de rua  nos dias frios. A coleta ainda está acontecendo hoje no Edifício sede do MPAC, localizado na Rua Marechal Deodoro, 472, Centro, em sistema drive thru. Lembrando que as doações podem ser de peças novas ou usadas em bom estado.

 Parceria

O Instituto Federal do Acre (Ifac) participa de um projeto em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai DR/AC) na produção de máscaras de proteção facial para a prevenção do Covid-19. O projeto, iniciado em abril, tem a meta de entregar, até o final de agosto, 10 mil protetores faciais, especialmente para profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia no Estado do Acre.

Face Shield

Também conhecido como face shield, o protetor facial é uma importante ferramenta para a proteção contra o corona vírus, pois oferece uma barreira física protegendo as vias respiratórias do usuário. Uma vantagem dos face shields é que podem ser reutilizados, desde que higienizados adequadamente após o uso com água e sabão, álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%. Estas máscaras, fruto da parcecia do IFAC, UFAC e SENAI, estão sendo entregues aos profissionais de saúde em todo o estado, bem como aos trabalhadores que atuam no atendimento ao público como funcionários da Organização em Centros de Atendimentos (OCA) e de bancos.

O Projeto

De iniciativa de estudantes de Medicina da Ufac, com participação voluntária de pesquisadores e estudantes da universidade, do Ifac e do Senai, é coordenado pelo médico Fernando de Assis de Melo e a coordenação operacional é do aluno de Medicina, Lucas Reis, tem como objetivo a produção de máscaras de proteção facial de maneira a ampliar a segurança dos profissionais de saúde que estão lidando diariamente com pessoas contaminadas pelo coronavírus. O projeto também conta com apoio do Ministério Público do Estado do Acre e da Prefeitura de Rio Branco.

As máscaras

As máscaras são compostas de suporte para a cabeça, produzido por impressão 3D, e a proteção facial é feita com uma folha de acetato transparente. A continuidade de produção está sendo possível em razão da aprovação do projeto submetido no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) de apoio a ações para o enfrentamento da Covid-19. Junto com as máscaras, são entregues manuais com instruções para uso, limpeza e conservação do equipamento.

Destaque

A professora do Instituto Federal do Acre (Ifac) Ana Carla de Holanda defendeu a tese de doutorado de número 500 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pelo Centro de Informática e foi destaque em uma reportagem no telejornal NE1, da afiliada da Rede Globo no Nordeste que abordou o crescimento das mulheres no mercado de Tecnologia da Informação, área predominantemente masculina. A matéria intitulada “Mulheres doutoras fazem a diferença e se tornam inspiração na tecnologia de comunicação” foi exibida no dia 31 de julho.

Mulheres nas Ciências e Tecnologia

Durante muitos séculos, as mulheres ocuparam uma posição social restrita ao ambiente doméstico e com a revolução industrial e as grandes guerras elas passaram a ingressar mercado de trabalho e ter acesso à educação formal. Com tudo, algumas áreas ainda são ocupadas por homens, como é o caso da tecnologia de informação e comunicação. Segundo dados da ONU Mulheres Brasil revelam que 18% das mulheres têm graduação em áreas de TI e são, atualmente, apenas 25% da força de trabalho da indústria digital. Vale ressaltar que, a inclusão das mulheres na ciência e na tecnologia também é abordada no Instituto Federal do Acre pelo projeto de extensão “Encontro de mulheres na Tecnologia”, realizado em 2019, quando promoveu o debate sobre igualdade de gênero e valorização da mulher, desenvolvido em alusão ao “Dia de Ada Lovelace”, primeira programadora do mundo.

Aniveresário Siccob

A Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) festejou 5 anos de instalação do Posto de Atendimento em Cruzeiro do Sul, movimentando a economia local, na quinta-feira, 20. Como parte da celebração, uma nova sede será entregue no dia 28 de setembro, no aniversário da cidade. Com mais de 1,2 mil cooperados a proposta é oferecer um espaço amplo e aconchegante no Vale Juruá.

Dia 15 de agosto foi dia de muitos vivas para o amigo Vagno di Paula, que comemorou mais um aniversário com uma viagem as suas origens. Uma verdadeira imersão de onde nasceu e passou a infância, seringal Bom Destino. Na foto, muito carinho com a irmã Elizete.

A aniversariante do dia 16 de agosto foi a querida Rosângela Cezino, que comemorou a data com um lauto almoço no melhor estilo, bem família, conforme pede o tempo que estamos passando. Votos de muitas felicidades junto aos seus.

Momento de alegria para o casal Rachel e Richard, no dia 18 de agosto, quando comemoraram os nove anos do primogênito Richard Heithor Dantas Padron. O tema do aniversário? É claro que tinha que ser o Super Mário Bros, game predileto do príncipe.

E no dia 20 de agosto foi a vez da advogada Marina Lavocat Barbosa comemorar mais um aniversário, cercada de todo o carinho das irmãs Mercedes e Mariane. E é claro que passou a data recebendo homenagens dos inúmeros amigos pelas redes sociais. Felicidades! (Foto: Talita Maia)

Fernanda Mara de Lima, no esplendor dos seus 15 anos, posa com toda elegância para as lentes de Junior Aguiar. Em razão da pandemia o formato da comemoração foi em casa, com decoração personalizada da Socorro Macowski Decorações.

Ainda em tempo de participar da segunda edição do sorteio “Noiva Lótus Merece o Melhor”, que irá acontecer no dia 28 de agosto. Sim! Um casamento com tudo que a Noiva tem direito, desde o bolo, doces, bem casados, decoração, bufê, musica, sonorização, DJ, vestido, acessórios da Noiva, dia de Noiva, foto, filmagem… tudo necessário para ter o casamento dos sonhos, patrocinado por um grupo de fornecedores de eventos. A foto oficial do sorteio está no perfil do Instagran @linagrasiela. Siga as regras e boa sorte!

Assuntos desta notícia