Pular para o conteúdo
Roberta Lima
Roberta Lima é administradora, jornalista e colunista, com uma longa trajetória de vida como mãe, mulher e distribuidora de informações sobre eventos, fatos, política, ideias e pessoas

Coluna Roberta Lima – 05/10/2020

Eleição

Uma disputa acirrada marcou as eleições do sistema CONFEA/CREA/MUTUA ao longo do último dia 1° de setembro, que ocorreu simultaneamente em todo o país .

** Aqui no Acre, a eleição ocorreu na sede do CREA-AC e nas inspetorias de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Epitaciolândia e Tarauacá. Após apuração, foi divulgado o resultado da escolha do novo presidente do Confea, do Crea e da Mútua, com a seguinte composição: Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre, Carmem Nardino, Diretor Geral da Mútua, Luciano Sasai e Diretora Administrativa da Mútua, Soraya Lima. Aos escolhidos, parabéns!

Carmem Bastos Nardino, Luciano Sasai e Soraya Lima, os novos dirigentes do sistema CONFEA/CREA/MUTUA

Aliás

A bela e vitoriosa campanha do sistema CONFEA/CREA/MUTUA foi um desafio, tendo em vista o advento da pandemia.

* A Unicorn Agency das designers Karenna Lima e Vitória Rocha (foto) foi pioneira em fazer a campanha 100% on line, com diferenciais e ações que foram fundamentais para o êxito da eleição. Aos envolvidos, parabéns!

Happy Day

Galerinha bacana já se preparando para apagar as velhinhas nesta próxima semana. Bora espiar?

** Advogada Hana El Shawwa (foto) recebe neste domingo, 04 , todos os dengos e mimos dos familiares pela passagem da data.

** A Engenheira Agrônoma Emilienne Melo (foto) nos preparativos de receber as felicitações no próximo dia 07, quarta-feira. Querida do jeito que é, com certeza irão pipocar muitas mensagens.

** A fisioterapeuta Marcela Bader (foto) também ganhará todos os vivas pelas troca de idade, na próxima quinta, 08.

** E finalizando, o modelo e ex-participando do reality show A Fazenda, Marcelo Bimbi (foto), acreano do pé rachado, recebe o carinho de amigos, familiares e da esposa, a modelo Nicole Bahls no próximo dia 09, sexta-feira.

Hair Pop

Médico Stanley Bittar anda todo serelepe, e não é por menos. Foi convidado para participar do programa SuperPop, da apresentadora Luciana Gimenez.

** Stanley irá falar sobre sua franquia Doctor Hair, centro de transplante capilar, que já tem datas de inauguração de novas unidades em todo o Brasil.

** A entrevista vai ao ar no próximo dia 07, às 23h, na RedeTV.

Médico Stanley Bittar com a apresentadora do SuperPop, Luciana Gimenez

Voos

Boa notícia: A GOL Linhas Aéreas retomará os voos a partir deste mês em Cruzeiro do Sul.

** A notícia foi dada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), mas a data para o início da operação não foi especificada, mas já é um alívio para os cruzeirenses, que vivem já geograficamente tão isolados. Estamos de olho!

Amarelou

Continuamos na bandeira amarela. Essa foi a notícia dada durante a coletiva de imprensa realizada na tarde da última sexta-feira, 2, pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

**Mesmo com melhorias nos indicadores das regionais de saúde, todo o Acre se mantém ainda em Nível de Atenção, infelizmente.

** Bora se cuidar, minha gente!

 Em Casa

Chegamos a outubro e com ele a campanha Outubro Rosa, que anualmente, no mundo, alerta a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, dissemina dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. A cor rosa é o símbolo da campanha, e é o mês no qual celebramos o que há de mais admirável nas mulheres: a sua força, a imensidão dentro de cada mulher, as descobertas e redescobertas do significado da vida, dia após dia. E claro, este mês iremos trazer todos os domingos mulheres incríveis que falam um pouco de si e como suas vidas mudaram com esse “novo normal”.

Mercedes Lavocat, advogada e pecuarista – “Tempo difícil e inesperado. No começo do ano fiz o planejamento das atividades profissionais, sociais e pessoais do ano de 2020. Sabe aquela expectativa de realizações do novo ano, aquela energia positiva de fazer e acontecer? Eu tava nessa vibe.Aí vem a pandemia e com ela todos os seus efeitos negativos.Tudo adiado. Tudo parado, nada realizado… uiiiii! Nâo falo em aprendizado. Falo sim na dificuldade de conviver com a privação do “ir e vir”, do distanciamento familiar e social e da neurose do uso do álcool em gel e da máscara. Pense num valor que eu dei pra lenda do Robson Crosue -aquele que ficou anos e anos isolado numa ilha… difícil demais viver isolado. Eu hein…

Além de tudo isso ainda tive que conviver com a tristeza de ver, em plena pandemia, o Presidente da República mais preocupado em comprar votos sob a alegação de ser um “auxílio emergencial” do que com o Sistema de Público de Saúde. Na mesma linha “tô nem aí” muitos governantes superfaturando a compra de respiradores, o negacionismo da pandemia, a violência doméstica e o preconceito crescentes, as fakes news … afff!

De bom,este ano, apenas a esperança da chegada da vacina para aí sim podermos retomar o curso da história. Que venha 2021 porque 2020 não deu certo não …”

Janete D ‘ Albuquerque Lima, procuradora do estado – “Seis meses de isolamento social. Para mim, estar em casa, tem sido uma experiência muito agradável. Gosto de estar em casa, moro em um paraíso, onde há árvores, pássaros voando e cantando, garças ao redor de açudes e um lindo pôr do sol. No início, primeiro senti a diferença na rotina, que mudou completamente. Acordar e não ter que me arrumar e ir ao trabalho, que amo. O ritual da manhã estava diferente. Mas logo me adaptei, criando uma nova rotina, com horários estabelecidos, para manter a qualidade de vida. Há muito tempo, eu mesma faço os afazeres de casa, e isto não mudou nesse período, então vou conciliando. Meus fins de semana são prazerosos, mesmo em casa, com marido e filhos, na piscina, ouvindo música, coisas simples que me deixam feliz e plena. Sem sair, percebi que roupas, sapatos, acessórios são essenciais, mas que alguns podiam ser doados, e assim fui praticando o desapego. O home office foi uma experiência gratificante (foi porque já estou de volta ao trabalho presencial), pois pude realizar o meu trabalho com a mesma dedicação e sem precisar me deslocar. Por trabalhar na consultoria do Estado, a pandemia se revelou um grande desafio e exigiu estudos mais profundos, mas me sinto feliz em poder ter ajudado (e continuar, sempre) a realizar as atividades essenciais. Feliz por estar em casa, sei que o ano tem sido diferente, mas permaneço em paz comigo, feliz e saudável (fisica, mental e emocionalmente). E assim sigo, em casa.”

Thaysa Andressa Brandão Vilela Teixeira, médica – “No dia 17 de março de 2020, após anúncio dos primeiros casos de Covid-19 aqui em Rio Branco-Acre, cancelei os meus atendimentos da semana e passei a estudar sobre esta patologia, infelizmente não havia muitos estudos e a cada dia tínhamos uma notícia nova que contradizia a notícia anterior.

São tempos difíceis esses tempos de distanciamento social, está sendo um período de imenso aprendizado também, estive mais próxima dos meus filhos e do meu esposo, fiz vários cursos online, estive mais tempo em casa, mas sentia falta do meu trabalho, das conversas com as pacientes.

Hoje trabalho com consultas presenciais e consultas online. A Pandemia ainda não acabou, nos adaptamos ao “novo” normal, máscara e álcool gel faz parte da nossa nova realidade, a vida continua com todas as incertezas futuras. Estou orando por dias melhores”.

DICAS

** A Givaudan, uma das principais casas de fragrâncias do mundo, se aliou a franquia O Boticário, e lançou uma fragrância mega especial.

** Através do método do Método Gestuologie®️, que consiste na análise de mais de 200 reações não verbais do ser humano para a criação de uma fragrância especial em duas versões: Coffee Sense Woman e Coffee Sense Man.

** Além de veganas, as fragrâncias têm frascos de vidro reciclado. Já quero!

** A notícia sobre a classificação do risco Covid-19 caiu como uma bomba.

** É a quinta avaliação consecutiva que continuamos na Bandeira Amarela ( Nível de Atenção).

** Enquanto a população não se conscientizar que o vírus ainda paira sobre nós, e com isso manter os cuidados adequados, a situação é daí pra pior.

** Enquanto isso a eleição pipocando nas ruas.

** Avalie bem seus candidatos.

** Tem muitos gente boa nos cargos majoritários, e essa eleição é uma das mais acirradas pela quantidade e o nível de candidatos.

** Uma semana abençoada e até semana que vem.