Pular para o conteúdo
Transparência

Voto eletrônico será instalado na Câmara de vereadores da Capital

O formato de votação em painel eletrônico é um recurso utilizado tanto na Câmara Federal quanto no Senado

Modelo de painel eletrônico utilizado no Senado e na Câmara Federal (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Um painel eletrônico será implantado na Câmara Municipal de Rio Branco para a realização das votações do segundo semestre de 2021. O novo recurso foi divulgado pelo presidente da Câmara, vereador N.Lima,  antes do recesso dos parlamentares, na última sexta,16. As atividades da Casa devem retornar de forma presencial, no dia 2 de agosto, dependendo da avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 do período.

A instalação do sistema eletrônico deve ser finalizada durante este período do recesso. “Já está tudo providenciado, estamos só instalando os tablets de votação. Isso irá possibilitar a melhor transparência. Todo mundo vai ver, quem estiver no auditório vai ver, estará na internet”, informou o presidente da Câmara, o vereador N.Lima (Progressistas).

Atualmente,  o voto é realizado forma nominal após o grande expediente e lido pelo secretário. Em seguida o presidente chama nominalmente e pergunta como vota cada vereador, os auxiliares da mesa contam os votos e ao término ele anuncia se a meteria foi aprovada ou rejeitada e a quantidade de votos. O formato de votação em painel eletrônico é um recurso utilizado tanto na Câmara Federal quanto no Senado, e a Câmara Municipal de Rio Branco será a primeira a utilizar tal recurso no estado.