A maior parte das escolas particulares de Rio Branco teve um aumento no atendimento presencial neste segundo semestre. Cerca de 50% dos alunos retomaram as atividades no formato na última segunda-feira, 2, de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares da Capital. Nos primeiros seis meses do ano, a média era de 30% dos matriculados.
Um decreto de 5 novembro de 2020 já permitia o retorno gradual das aulas presenciais. No Acre, as escolas retornaram o atendimento desde março com limitação de alunos e público específico.
Segundo a vice-presidente do Sindicato, Elândia Dantas, a opção de retornar o presencial é exclusiva da família. “Se a família não se sente segura pode continuar no sistema híbrido. A escola faz esquema de rodízio se houver necessidade ou se conseguir atender a turma toda, atende todos os dias para quem optou pelo presencial e quem optou pelo online continua na plataforma”, explica.
Mais procura por material escolar
Além de mais movimento nas ruas, que deve aumentar o consumo de combustível e aquecer o comércio de forma geral, com mais alunos no formato presencial, a procura por material escolar também teve aumento, em relação ao início do ano. É o que afirma Marcel Sandersson, dono de uma papelaria de Rio Branco .
“Teve uma procura pequena, mas comparando com o início do ano teve diferença. Esse retorno trouxe a procura por pequenas reposições de material escolar, nada de grandes listas. Mas no início do ano, nem essas pequenas reposições ocorreram”, explica.
A expectativa é que mais alunos passem a aderir o formato presencial no decorrer do segundo semestre. “A gente tem tido a preocupação de repor material, considerando que essa procura vai aumentar conforme a adesão de mais crianças na aula presencial”, comenta Marcel.
Escolas públicas
Acre, Paraíba e Roraima são os únicos estados que não vão retornar as aulas presenciais em agosto, no sistema público de ensino. Nos outros estados e no Distrito Federal, as escolas estarão reabertas ou em processo de retorno. Os dados são da Folha de São Paulo. No Acre, a previsão é 8 de setembro e na Paraíba o retorno será no mesmo mês. Apenas Roraima ainda não há previsão de retorno na rede estadual.
No Acre, as aulas presenciais estavam suspensas desde março de 2020 e serão retomadas de forma gradual, priorizando os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, segundo a secretária estadual de educação, Socorro Neri.
Ela afirmou também que o retorno das aulas presenciais será feito paralelamente ao ensino remoto, conforme as recomendações do Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19.
Leia também: Aulas da rede pública de ensino serão retomadas gradativamente a partir de setembro