Pular para o conteúdo
Crise Hídrica

Nível do Rio Acre aumenta 5cm, mas estado de emergência deve ser decretado nesta terça

Nível do rio teve aumento de cinco centímentros de domingo para segunda-feira,30. (Foto: Major Falcão)

O nível do Rio Acre, na capital, aumentou cinco centímetros, nas últimas 24 horas. Nesta segunda-feira, 30, a Defesa Civil de Rio Branco registrou a marca de 1,38cm, um pouco acima dos 1,33 cm  registrado no último domingo, 29. Em período de seca, o município deve publicar o decreto de estado de emergência para as zonas rurais de Rio Branco, nesta terça-feira, 31.

O pequeno aumento do nível do Rio Acre é decorrente de chuvas que ocorreram ao longo da bacia neste final de semana. “Mas essa pequena variação não altera em absolutamente nada o cenário crítico que estamos passando, de seca. Acreditamos que esse nível não dure nem 24 horas para voltar ao que estava antes, isso é recorrente, é como se fosse uma pequena enxurrada que passa”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Branco, major Cláudio Falcão.

Segundo o coordenador, o decreto já está pronto e deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial. “A decretação de emergência é certa, foi ajustado, foi feito estudo, pesquisas. A parte que impacta nas comunidades rurais, e a gente vai seguir com o decreto, é só uma questão de publicação, de sair no Diário Oficial”, afirma.

Situação das zonas rurais

A seca do rio Acre tem prejudicado as comunidades rurais, por isso, desde o final do último mês a Defesa Civil de Rio Branco tem levado água potável por meio de carros-pipa à zona rural, locais que não são atendidos pelo Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa).

Conforme a Defesa Civil, são cerca de 12 comunidades rurais atendidas até o momento: Invasão do Panorama, Adalto Frota, Santos Dumont, Polo Nilson Josuá, Vila Manoel Marques, Comunidades do Joca, Comunidade do Alberto, Vila Marizal, Vila Verde, Comunidade do Carão, Vila Liberdade e Maria Paiva de Moura. A maioria das localidades é na rodovia AC 90, estrada Transacreana, que é uma das principais rodovias de escoamento da produção agrícola para os mercados de Rio Branco.

Veja mais em: Defesa Civil pede reconhecimento de situação de emergência na zona rural de Rio Branco