Pular para o conteúdo
21 dias

Antecipação da 2ª dose da Pfizer já está disponível para público a partir dos 12 anos, em Rio Branco

A partir desta terça-feira, 28, a segunda dose da Pfizer será com intervalo de 21 dias na capital

Todas as pessoas com idade a partir de 12 anos que tomaram a vacina Pfizer contra Covid-19 em Rio Branco há, pelo menos, 21 dias, já podem tomar a segunda dose, a partir desta terça-feira, 28, com a redução do intervalo entre as doses anunciada pela Prefeitura da capital.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, aponta que os principais motivos para a decisão de antecipar a segunda dose da Pfizer, foi por conta do alto estoque de vacinas e seus prazos de vencimento. “Rio Branco, e consequentemente o estado, recebeu um quantitativo de doses grande de Pfizer, e essa vacina tem um prazo para vencer, para usar, então decidiu-se em reunião junto ao estado e área técnica, antecipar pra 21 dias. Com isso nós vamos ter a população com uma cobertura maior de vacina com segunda dose”, afirma Socorro.

A expectativa é de que essa antecipação alcance cerca de 10 mil pessoas já nos próximos dias. Além disso, 82% dos rio-branquenses já estão vacinados com a primeira dose, enquanto as pessoas com segunda dose, ou dose única, são cerca de 50%, podendo chegar a 70% com a antecipação da segunda dose, completanto, portanto, o esquema vacinal.

Nesta terça, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou oito pontos para este público. A segunda dose da vacina Astrazeneca também é ofertada, assim como o imunizante coronavac (veja abaixo).

Os idosos e pessoas com baixa imunidade (imunossupressão) também podem tomar a terceira dose, nos pontos abaixo:

Para tomar a vacina, lembre-se de levar documento oficial com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde e, caso seja menor de idade, é importante estar acompanhado de um dos pais ou responsável.

Leia também: Mais de 250 mil pessoas devem tomar segunda dose contra covid-19 no Acre e governo faz apelo à população