Pular para o conteúdo
empreendedora

Artesã acreana conquista clientes em todo o mundo através da marchetaria

Natural de Cruzeiro do Sul, Vanusa Lima já perdeu as contas de quantas de suas peças ganharam o mundo. Agora, ela trabalha em uma peça exclusiva com destino à Arábia Saudita

(Foto: Acervo pessoal/Vanusa Lima)

A arte da marchetaria atrai admiradores em todo o mundo, mas poucas pessoas sabem o que há por trás de cada peça que encanta os olhares. Uma das referências na arte no Acre é a artesã Vanusa Lima, que há 14 anos se dedica à técnica.

Natural de Cruzeiro do Sul, a enfermeira por formação aprendeu com o marido a arte de marchetar. Desde então, se dedica diariamente à produção de peças com temas variados e já perdeu as contas de quantas de suas peças ganharam o mundo. Neste mês, ela deve entregar uma valiosa peça para clientes na Arábia Saudita com tema da cultura daquela região, o que demonstra a valorização dos estrangeiros para os produtos regionais.



“Meu primeiro contato veio assim que meu filho nasceu não podia trabalhar fora porque ele tinha problema de saúde, daí meu esposo que é instrutor do Senai passou a ensinar a arte pra que eu tivesse uma profissão e pudesse trabalhar em casa e ter uma renda”, conta ela.

A marchetaria é uma arte milenar difundida no Brasil pelos jesuítas, no período da colonização. Trata-se de uma técnica de encaixar pedaços de madeira ou lâminas. Para a criação das peças, Vanusa se inspira na fauna e na flora da região e produz peças variadas. As mais pedidas pelos clientes, de acordo com ela, são porta-jóias, bolsa e marcador de páginas. Para a produção, a artesã utiliza mais de 100 tipos de madeira da região como morapiranga, roxinho, louro preto, amarelão, ipê, angelim. São madeiras de reaproveitamento que são colhidas por Vanusa e o esposo, mas a busca pela matéria-prima não é o maior desafio.

“Nós temos muitos sonhos, mas o que mais queremos é que as pessoas valorizem o que é produzido na nossa terra. Quero ainda ampliar as vendas para dentro do Estado, pois a arte não é muito valorizada aqui. Além disso, tenho o sonho de conquistar uma feira fora do país”, conta Vanusa.

Para conhecer mais sobre o trabalho da artesã, os interessados podem conhecer a loja dela, localizada na rua Antimari, nº 166, bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco. Ou entrar em contato por meio do telefone (68) 9910-6214.

error: Conteúdo protegido!!!