Pular para o conteúdo
contra a covid-19

Mais de 1,2 mil doses do imunizante Astrazeneca chegam a Rio Branco, nesta quinta

Vacinas serão usadas para aplicação de segundas doses; Ao todo, o Acre já recebeu 913.010 mil doses dos imunizantes utilizados pelo Ministério da Saúde e que fazem parte do Plano Nacional de Imunização

Um novo lote com 1.250 doses da vacina Fiocruz/AstraZeneca contra a Covid-19 chegou a Rio Branco nesta quinta-feira, 2, para reforçar as ações de imunização dos acreanos.

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesacre), esta é a 46ª pauta de distribuição de vacina contra a Covid-19 enviadas ao Acre, com destinação para segunda dose. Ao todo, o Acre já recebeu 913.010 mil doses dos imunizantes utilizados pelo Ministério da Saúde e que fazem parte do Plano Nacional de Imunização.

Após a chegada dos imunizantes, o governo do Estado se torna responsável pela distribuição imediata aos 22 municípios, que executam o cronograma de vacinação. O governo do Acre, por meio das equipes de imunização do Estado, está desenvolvendo nos municípios a ação intitulada Caravana da Vacinação, que tem como objetivo auxiliar as secretarias municipais de Saúde a atingir maior número de cidadãos. Além disso, a vacina contra a Covid-19 também é aplicada em ações do programa Saúde Itinerante, para que o quanto antes seja alcançada a imunidade de rebanho.

Baixa procura ainda preocupa

Com a provável circulação da variante delta no Estado e ainda a predominância da mutação gama, as autoridades em Saúde continuam reforçando a necessidade de a população buscar os pontos de imunização. Nos últimos dias, tem sido baixa a procura pelas vacinas contra Covid-19. Prova disso é que 82.976 pessoas já podem tomar a segunda dose da vacina no Estado, mas ainda não retornaram aos postos.

Apesar de o Acre ser o Estado que mais vacinou sua população contra o coronavírus, proporcionalmente, com mais de 670 mil doses aplicadas, o apelo das autoridades é de que as pessoas procurem os pontos de vacinação. A Sesacre estima que 38.158 pessoas com 18 anos ou mais no Acre ainda não tomaram sequer a primeira dose da vacina contra Covid-19, apesar de a imunização já estar sendo ofertada para o público geral com idade acima de 12 anos desde o mês de julho, em todos os municípios.

O percentual de pessoas que não recebeu a primeira dose é de 6,56%. Quanto àqueles que não retornaram aos pontos de imunização para receberem a segunda dose são 14,26% da população.

Leia mais: Variante Gama se torna predominante no Acre, aponta Secretaria de Saúde