Pular para o conteúdo
Nesta quarta-feira

Palhaça faxineira traz diversão e reflexão na programação do V Festival Matias de Teatro de Rua

Nesta quarta,13, a programação será no Horto Florestal, na Associação do Esperança e no município do Bujari

“(I)Mundo de Sofia” será apresentado às 17h, no Horto Florestal.

Com programação em Rio Branco e Bujari, o V Festival Matias de Teatro de Rua fará oito apresentações na tarde desta quarta-feira, 13. Na capital, as peças serão no Horto Florestal e na Associação dos moradores do Esperança, e no Bujari, ocorrem na Escola Municipal Edmundo Pinto. A entrada é gratuita, o uso da máscara é obrigatório e haverá controle para manter o distanciamento social, além da verificação de temperatura do público.

Diretamente do Amazonas para o Acre, o espetáculo “(I)Mundo de Sofia” é um dos que promete divertir o público no segundo dia de Festival, às 17h, no Horto Florestal. A peça conta a história de uma faxineira palhaça, Sofia, que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade. De forma leve e divertida, acompanhamos a jornada de trabalho e devaneios dessa figura em um mundo que é, muitas vezes, ignorado.

Quem dá vida à Sofia, é a atriz e palhaça Ana Oliveira, que estreou a montagem em junho de 2019. Essa será a volta da peça aos palcos desde o início da pandemia.  “Muito empolgada, feliz e ansiosa por esse momento de reencontrar o púbico. O espetáculo precisa de mais encontros com o púbico para amadurecer mais, mas ao mesmo tempo é um frio n barriga, porque passamos um ano e meio parado, é outro corpo que vai para a cena, a plateia também mudou, estamos todos transformados por essa situação e acredito que todos ansiando por esse encontro e pela volta do olho no olho”, comemora Ana.

Grupo Mamulengo Fuzuê, do Distrito Federal, se apresenta na Associação dos Moradores do Esperança

O espetáculo de bonecos “Mamulengando”, do grupo Mamulengo Fuzuê, do Distrito Federal também compõe a programação desta quarta, às 17h. O espetáculo busca levar o público a um irreverente e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro, através do Teatro Popular de Bonecos. Inspirado em cenas e personagens tradicionais do Babau do João Redondo e do Mamulengo, e figuras como Palhaço da Vitória, Janeiro e Cabo Zé Setenta; Rosinha do Bole-bole e Benedito entram em cena ao sabor do improviso e guiados por canções populares executadas ao vivo.

Os grupos acreanos Amazoniar e Palhaço Microbinho e sua Trupe também se apresentam nesta tarde. Além dos espetáculos “Nussoken – A Terra sem Males”, da Troupe Espantalho, de Pernambuco, e “O Conto que eu vim Contar” da In Bust Teatro com Bonecos, do Pará.

No Bujari, o público vai poder assistir aos espetáculos “Vikings e o Reino Saqueado”, da Cia. Os Palhaços de Rua, do Paraná, e “ As aventuras do Pequeno CO2” da Tropa Mamulungu, do Acre.

O V Festival Matias de Teatro de Rua será realizado de 12 a 16 de outubro em vários pontos de Rio Branco, além de Bujari e Quinari. Com produção e idealização da Cia. Visse Versa, o Festival é realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc, pela Fundação Elias Mansour (FEM) e do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), apoio das Prefeituras do Bujari e Senador Guiomard, e parcerias da FETAC e da RBTR.

Acompanhe a programação nas nossas redes sociais: Instagram @cia.visseversa / Facebook Cia. Visse e Versa. Confira a programação desta quarta-feira,13:

Dia 13/10 – Quarta-Feira –

  • RIO BRANCO

16h – Nussoken – A Terra sem Males/ Troupe Espantalho (PE) – HORTO FLORESTAL

16h- Palhaços de Circo / Palhaço Microbinho e sua Trupe (AC) – Assoc. dos Moradores do Esperança

17h – Mamulengando/ Mamulengo Fuzuê (DF) – Assoc. dos Moradores do Esperança

17h- (I)Mundo de Sofia/ Ana Oliveira (AM) – HORTO FLORESTAL

18h- Amazoniar / Grupo Contanima (AC) – HORTO FLORESTAL

19h- O Conto que eu vim Contar / In Bust Teatro com Bonecos (PA) – HORTO FLORESTAL

  • BUJARI

17h – Vikings e o Reino Saqueado/ Cia. Os Palhaços de Rua (RS) – E.M. EDMUNDO PINTO

19h- As aventuras do Pequeno CO2/ Tropa Mamulungu (AC) – E.M. EDMUNDO PINTO