Pular para o conteúdo
Pela CUFA DO ACRE

Com serviços gratuitos, sorteio e Slam, Dia da Favela é comemorado em Rio Branco

Programação começa às 9h, na Praça das Crianças, no bairro Apolônio Sales; Energisa fará troca de lâmpadas e sorteio de geladeira

O Dia da Favela, comemorada em 4 de novembro, ganha um evento especial com programação das 9h até às 21h na Praça das Crianças, no bairro Apolônio Sales, nesta quinta-feira, em Rio Branco. Realizado pela Central Únicas das Favelas no Acre (Cufa), o evento terá apresentações artísticas, batalha de rap, grafitti e Slam, além de serviços de corte de cabelo, escova, aulas de dança, brincadeiras, sorteios e atendimento de saúde abertos para a comunidade.

Com mais de 200 áreas identificadas como favelas (dentro da realidade regional que engloba locais como comunidades ribeirinhas) em Rio Branco, os organizadores do “Dia da Favela” esperam grande público durante o dia. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no estado pela Cufa que iniciou os trabalhos locais há dois anos. Entretanto, a data é comemorada desde 2006 a nível nacional e atividades semelhantes ocorrerão em mais de cinco mil favelas do país.

“Durante a pandemia não tivemos atividades como esta, foi tudo transformado em campanhas para que a gente pudesse ajudar o máximo esses territórios. Agora estamos usando esse dia como ponto de partida para um outro momento”, explica José Alberto Junior, coordenador Estadual da Cufa Acre.

A comemoração é vista como uma forma de chamar a atenção do poder público, como forma de legitimação da data, marcando um momento de reflexão e busca por melhorias destes locais.

“A favela é precária nas condições, mas as pessoas que alí vivem, de carente não tem nada. São pessoas trabalhadoras que estão em busca de seus sonhos e que vivem à margem de alguma forma por causa das condições dos espaços que vivem e economicamente falando também”, destaca Júnior.

Sorteio e serviços com a Energisa

Entre os vários apoiadores do evento, está também a Energisa, que vai realizar a troca de lâmpadas do espaço, fazer um cadastro social com moradores além de sortear uma geladeira.

A empresa troca gratuitamente até seis lâmpadas por residência, por lâmpadas de LED. Para fazer a troca, basta o morador levar as lâmpadas antigas, documentos pessoais e as contas de energia que precisam estar em dia. O projeto “Nossa Energia” faz parte do programa de Eficiência Energética da Energisa Acre. ” É uma forma de fomentar a redução de consumo de energia na casa dos clientes beneficiários, que são moradores de bairros ou comunidades consideradas de vulnerabilidade social”, explica o especialista em Eficiência Energética da Energisa Acre, Pedro Melo

Os participantes do evento também podem aproveitar a ocasião para realizarem o cadastro social, que pode garantir até 65% de desconto na tarifa de energia elétrica. “É um benefício do Governo Federal para imóveis residenciais para famílias que tenham o Cadastro Único (Cad). A família também precisa se encontrar dentro de uma faixa de consumo médio mensal e de renda” explica Melo.

 

Confira a programação completa:

-9h /10 h Bate-papo:

Tema: Dia da Favela e Culturas Urbanas

Solenidnade: Apoio e autoridades

– Ação Cufa com 40 mães

-10h30/12h Abertura das atividades

– Aulão de dança: Hadson Bruno; Corte de cabelo: Lobão, Blaidy; Corte e escova: Chanceler; Massagem: Hotoniel Fisioterapeuta; Oficia de Filtros dos sonhos: João; Aulão de dança: Hadson Bruno; Teste rápido: Aredacre

OBS: Retirar ficha no local

14h/16h Atividades para crianças:

Campeonato de pepeta: Demilson; Pintura de rosto: Brenda; Tenda de desenhos: Cisko; Bandeirinha e Brincadeira de grupo: MB; Dança da Cadeira: MB

16h/18h Slam do Santa Cruz/ Batalha do Santa Cruz

Primeira e segunda fase Slam, primeira e segunda fase da batalha, final Slam, Final Batalha.

18h/ 19h DJ Menor e Microfone Aberto 

19h/21h APRESENTAÇÕES LOCAIS:

Capoeira: Grupo Besouro preto de Mangangá; Poetas Vivos; Marecrew; Spartakus; Fu7ure; Dj

Veja também: Mais de 1.300 famílias são beneficiadas com cestas básicas entregues pela Cufa Acre