X

No feriado, Fetac em Cena Juruá apresenta seis espetáculos teatrais gratuitos em terceiro dia

teatro fetac em cena (Foto: Elias Oliveira)

Às 18h, o Grupo experimental de Artes -Vivarte leva o espetáculo “Kanarô” à Aldeia Barão.

A programação do feriado desta segunda-feira (15) não poderia estar melhor para os moradores do Vale do Juruá. O Fetac em Cena Juruá vai apresentar seis espetáculos durante o dia, nas cidades de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Com peças com bonecos, infantis, solo performance e teatro para o público adulto, o festival entrega um dia repleto de arte, com entrada gratuita, para a população da região.

A primeira apresentação do dia será às 9h, na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, em Mâncio Lima onde o Grupo Ciranda de Leitura apresenta “Os três porquinhos”. Às 18h, o Grupo experimental de Artes -Vivarte leva o espetáculo “Kanarô” à Aldeia Barão.

“Kanarô” é um ritual de sensibilidades que voa sobre a terra num um percurso cênico sinuoso que atravessa o imagético, o sonoro, o literário e o dramatúrgico sensoriais sensíveis dos saberes sentidos e dos diálogos cosmológicos indígenas, não indígenas e entremeios sinestésicos da vida.

“Para o grupo Vivarte é uma alegria  estar junto das comunidades apresentando neste Fetac em Cena Juruá, foi uma grande ideia da Fetac trazer os espetáculos para o Juruá. Para a gente está sendo uma alegria compartilhar histórias, é muito gratificante inclusive poder apresentar na aldeia dos Puyanawa, pois eles abriram a aldeia para a gente poder apresentar aqui” comemora a atriz Dani Mirini.

Em Cruzeiro do Sul, as apresentações se concentram na Praça da Vila Santa Rosa. A solo performance “Por Amor sem dor” começa às 17h, e “As Confiadas”, do Teatro GPT, será apresentada logo em seguida, às 18h. O primeiro solo narra o desabafo da personagem em uma trajetória de sofrimento, que mostra as ações violentas de um homem machista, contraponto a busca da liberdade e empoderamento da protagonista.

Atriz Maria José Freitas apresenta “Por Amor sem Dor”.

“A expectativa é a melhor por está apresentando em uma comunidade, levando uma mensagem que apresenta um impacto muito forte sobre a violência doméstica e é um trabalho de que traz uma carga de sofrimento e mexe com o emocional do público. Também é uma performance  educativa, que incentiva a mulher a buscar ajuda para sair do círculo de violência”, afirma a atriz Maria José Freitas.

Realizado pela Federação de Teatro do Acre (Fetac), o festival acontece até 17 de novembro, em diversos espaços públicos das cidades de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. O Fetac em Cena Juruá é um projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal, por meio da Fundação Elias Mansour, pelo Governo do Estado do Acre e pela Prefeitura de Mâncio Lima, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e da Produtos Cristal.

Confira a programação completa desta segunda-feira (15):

MÂNCIO LIMA

Escola Padre Edson de Oliveira Dantas

9h – Os três Porquinhos (Grupo Ciranda de Leitura)

Aldeia Barão/Ipiranga

18h – Kanarô (Grupo Vivarte)

CRUZEIRO DO SUL

Praça da Vila Santa Rosa

17h – Por Amor sem Dor (Solo performance)

18h- As Confiadas (Teatro GPT)

Escola Dom Henrique Ruth

18h- O Organismo (Macaco Prego da Macaca)

Leia também: Cia Visse e Versa leva o espetáculo “Cortejo Híbrido” para Fetac em Cena Juruá

Daniel Scarcello: