O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) registrou a 49° tentativa de fuga do ano, no Acre. Dessa vez, o início de um buraco foi encontrado na parede de uma cela no Complexo Penitenciário de Rio Branco, na última sexta-feira, 19. Os policiais penais encontraram ainda cinco pedaços de ferro, uma corda artesanal e um estilingue.
O buraco e os objetos estavam na cela 12, do pavilhão C, onde haviam dois presos que cumpriam isolamento preventivo por falta disciplinar. A equipe de plantão descobriu a tentativa de fuga na manhã de sexta, durante um procedimento de verificação de estrutura do local.
A cela foi desocupada para realização de reparos e os presos foram encaminhados para outra cela. O Iapen informou ainda que um procedimento administrativo será aberto para apuração dos fatos.
Quase 50 tentativas em 2021
Com o último caso registrado nesta sexta-feira, 19, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) registra 49 tentativas de fuga dos presídios do estado, neste ano, até o momento. O número é mais que o dobro do ano passado, em que houve 18 tentativas. Entretanto, os dados apontam uma queda na quantidade de fugas realizadas: em 2020, foram registradas 31 fugas e até outubro de 2021, os casos caíram para sete.
Em outubro, o órgão anunciou que vai construir duas novas guaritas, com cerca de quatro metros quadrados, sobre as muralhas da Unidade de Regime Fechado 1, conhecida como “Chapão”. O objetivo é evitar ainda mais fugas dos presídios.
Leia mais em: Presídios do Acre registram 48 tentativas de fuga em 2021