Pular para o conteúdo
17 exames

Exames suspensos na rede municipal de saúde devem ser retomados na próxima semana, diz prefeitura

Na próxima segunda-feira, dentro do Laboratório CAD nós já estaremos coletando normalmente e todos esses 17 exames que essa semana estão faltando, serão normalizados, disse a titular da Semsa em coletiva

Após denúncias de que 17 exames foram suspensos na rede básica de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco informou que o serviço deve ser normalizado na próxima semana. Em coletiva de imprensa, a titular da pasta Sheila Andrade afirmou que a situação não tem relação com a greve dos médicos e que a suspensão temporária ocorreu devido a grande busca pelos exames e o processo licitatório da CPL.

“Nós fizemos uma compra emergencial três meses atrás, o constitutivo considerado dentro da legalidade que nós poderíamos comprar, e esperávamos que durante esse período, nosso processo dentro da CPL, corresse dentro do trâmite normal, porém houve muitas impugnações, muitos questionamentos, entre alguns fornecedores, dentro da CPL e o processo foi demorado, e ainda está dentro da CPL”, disse a secretária.

(Foto: Ascom/PMRB)

Sheila ressaltou que a situação da suspensão dos exames laboratoriais será resolvida o quanto antes. “Nós estamos trabalhando bastante para que tudo seja normalizado. Na próxima segunda-feira, dentro do Laboratório CAD nós já estaremos coletando normalmente e todos esses 17 exames que essa semana estão faltando, serão normalizados”, explicou a secretária.

Os exames que estão indisponíveis no momento são: A1C, Beta HCG, Cortisol, Creatinina, Estradiol, Fator Reumatóide, Ferritina, Fosfatase Alcalina, LH, Lipase, Progesterona, PSA total, PSA Livre, Sangue Oculto, Testosterona, TSH e T3.

Ainda de acordo com a Semsa, no primeiro semestre de 2020, o Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), da rede municipal de Saúde, realizou 265 mil exames. Já no primeiro semestre de 2021, foram 475 mil exames, ou seja, o quantitativo foi superior em relação ao mesmo período do ano passado.