X

“Trazer alegria para os olhos dos acreanos”, diz secretário de infraestrutura sobre repaginação do Parque da Maternidade

Projeto vai pintar mosaicos com diferentes cores em cinco portais do Parque da Maternidade, até o final do ano. (Imagem: Seinfra)

Após a polêmica sobre a pintura de um dos portais do Canal da Maternidade, em Rio Branco, o secretário de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento, Cirleudo Costa, afirmou que os tons de azul são uma homenagem à população autista. Nesta sexta-feira,3, ele negou qualquer tom político na escolha das cores e afirma que ação faz parte de uma série de serviços de repaginação do Parque e que mais quatro portais serão pintados com mosaicos alusivos a outros temas.

Pintura começou na última quinta-feira,2, no portal em frente ao Terminal Urbano. (Foto: Dell Pinheiro)

No perfil do site A Gazeta do Acre, no Instagram , a pintura virou piada e motivo de indignação pela maioria dos internautas. “A ideia é incluir as pessoas, pois passamos por um ano muito difícil, um ano de perdas, então o governador quer trazer alegria”, responde o secretário.

Projetados pelo arquiteto Mauro Patrick, as pinturas dos arcos foram pensadas a partir de um pedido do governador Gladson Cameli de “trazer alegria” para o local. Cirleudo Costa explica que para as pessoas autistas, a cor azul estimula o sentimento de calma e por isso foram escolhidas para uma das pinturas. Outro arco levará tons de amarelo e laranja, pensando nas crianças.

Tons de laranja e amarelo foram escolhidos ao pensar no olhar das crianças. (Imagem: Seinfra)

“O laranja e amarelo traz calma e harmonia para o olhar de uma criança, então este arco vai valorizar e incluir as crianças. Cada um será de uma cor, tem um que eleva as crianças, outro a melhor idade, etc . São cores alegres que a gente está fazendo para terminar o ano e fazer uma interação entre final de ano e Natal. Para que a gente possa trazer alegria para os olhos dos acreanos, dos cidadãos de Rio Branco. Não é uma questão partidária”, afirma o secretário.

Ressignificação do Parque da Maternidade

Quase R$2 milhões foram investidos em setembro deste ano para reformar o Parque. O espaço é de responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco, mas um convênio foi firmado entre o Governo para a manutenção da região. (Foto: Jean Lopes)

Em setembro, o secretário afirmou que a Seinfra havia começado uma reforma por todo o Parque da Maternidade, com um investimento de quase R$ 2 milhões. Nesta sexta, ele explicou que as pinturas são apenas uma parte das mudanças do espaço, que vai do Terminal Urbano até o Skate Park. “ Precisamos resgatar esse instrumento público que é tão importante para o município de Rio Branco”, afirma.

Dentro da reforma está previsto a repavimentação de todo o trecho do Parque, além da limpeza, jardinagem, reposição das lâmpadas e substituição de postes. A Seinfra também pretende levar parte dos comerciantes da Economia Solidária.

“As pinturas surgem em um contexto de ressignificação do Parque. O governador Gladson Cameli quer fazer do Canal um lugar inclusivo, em que a gente possa voltar a fazer ele funcionar. Hoje ele está escuro e com as pistas de ciclismo danificadas. Nós vamos fazer a inclusão das pessoas e de toda cidade de Rio Branco”, explica.

Obras devem ser encerradas até o final do ano, antes do Natal. (Foto: Dell Pinheiro)

O Parque da Maternidade

Inaugurado em 28 de setembro de 2002, durante o governo Jorge Viana, o Parque da Maternidade é uma das obras públicas mais importantes de Rio Branco, que integra inúmeros bairros à região central, com uma área institucional composta por seis lotes que totalizam 322.874 metros quadrados e uma extensão de sete quilômetros, são mais de 300 metros quadrados de extensão.

O parque possui biblioteca, quadras esportivas, espaços gastronômicos e uma concha acústica usada para eventos culturais, como ponto de encontro e até para aulas gratuitas de aeróbica. O local também é usado para competições de modalidades esportivas como ciclismo, além de servir como espaço de lazer para os moradores da capital.

Leia também: Pintura xadrez no Parque da Maternidade gera polêmica em Rio Branco

Daniel Scarcello: