Pular para o conteúdo
Nova oportunidade

Dia de reaplicação das provas do Enem teve pouca adesão em Rio Branco

No Acre, mais de 2,4 mil candidatos se inscreveram para fazer as provas. Porém, como na edição anterior, poucas pessoas compareceram aos locais do exame

Ocorreu, neste domingo, 9, o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os isentos que não compareceram, em 2020, e que tiveram nova oportunidade para se inscreverem na edição do ano passado, para quem teve a solicitação de reaplicação do Exame  (em decorrência de doenças infectocontagiosas, ou por questão de logística), e para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa.

No Acre, mais de 2,4 mil candidatos se inscreveram para fazer as provas, que ocorrerão também no próximo domingo, 16.  Porém, como na edição anterior, poucas pessoas compareceram aos locais do exame, como foi constatado em um faculdade privada. “Poucas pessoas compareceram. Aqui, por exemplo, em uma das salas, onde estavam inscritas 20 pessoas, tinham apenas duas”, disse uma das fiscais.

O garçom Eduardo de Araújo Campos falou que está participando desta edição da prova porque foi acometido pela Covid-19 em 2021. “No ano passado, fiquei doente, ‘peguei’ coronavírus. Neste período, me preparei e espero que consiga passar. Pretendo fazer Medicina Veterinária ou biologia”.

Eduardo de Araújo teve Covid-19 no ano passado e aproveitou a nova oportunidade para tentar passar em Medicina Veterinária ou Biologia

A dona de casa, Iara Rodrigues de Souza, comentou as razões pelas quais não fez as provas no ano passado. “Até fiz minha inscrição, mas não deu para participar do Enem, porque tenho um filho pequeno, e tive que cuidar dele, além de ficar com medo de ser infectado pela pandemia. Entrei com recurso e vou conseguir fazer esse ano. Me preparei e espero passar para cursa Letras”, concluiu.

Iara tinha que cuidar do filho à época da prova passada e agora tenta uma vaga em Letras

Inscritos no Estado

Nesta edição, foram inscritas no exame: 520 pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa; e 1.961 participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro de 2021. No primeiro dia do Enem, estão sendo aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia (próximo domingo), serão as provas de ciências da natureza e matemática.