Devido à Situação de Emergência na Saúde, a prefeitura de Rio Branco decidiu estender os horários de funcionamento das Unidades de Referência em Atenção Primária Maria Barroso e Claudia Vitorino até às 22h neste sábado, 15, e 16, em Rio Branco.
Desta forma, pessoas com sintomas de gripe devem procurar exclusivamente as duas unidades, localizadas no bairro Ayrton Sena e na entrada do bairro Taquari, respectivamente.
Nas duas unidades também serão realizados testes rápidos para detecção da covid-19. No entanto, de acordo com a gestão municipal, os testes só serão realizados em pessoas que apresentarem sintomas gripais.
Situação de emergência
Vale destacar que, no dia 10 de janeiro, a prefeitura municipal de Rio Branco e o governo do Estado decretaram Situação de Emergência no âmbito do município e também do Estado, devido ao aumento exponencial dos casos de covid-19 e também de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Desde dezembro de 2021, as unidades de saúde do Estado têm tido aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, chegando a atender mais de 13 mil pacientes somente de 1º a 31 de dezembro do ano passado. O Decreto estadual também informa que há superlotação por internações referentes à síndrome gripal nas unidades do interior e da capital, com aumento na taxa de internação de até 120%.
Ambos decretos têm validade de 90 dias, podendo serem prorrogados por igual período.
Veja também: Vacinação contra a covid-19 é ofertada até às 16h neste sábado, na capital acreana