Muitas pessoas confundem a ortorexia com a vigorexia, mas não é a mesma coisa, viu?!
A ortorexia ou ortorexia nervosa é um transtorno comportamental e alimentar, que é onde a pessoa busca excessivamente e obsessivamente o alimento perfeito, ingerir o alimento da sua forma mais pura, e acaba levando a restrições alimentares severas. A pessoa fica obcecada em consumir somente alimentos sem agrotóxicos, gordura, conservantes ou açúcar. Apesar de ser uma ideia boa para a saúde, tudo em excesso pode ser ruim.
O tratamento da ortorexia nervosa deve ser feito com acompanhamento médico, também sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico. É comum ser necessário tomar suplementos nutricionais nos casos em que há deficiências em nutrientes, como vitaminas e minerais, ou presença de doenças como a anemia.
Como resultado, a pessoa com ortorexia nervosa acaba tendo uma dieta desequilibrada e cada vez mais restritiva. Então, o que era para ser bom para a saúde, se torna uma doença. Perda de peso, deficiência nutricional, anemia e osteoporose são algumas dessas consequências em longo prazo.
A ortorexia nervosa precisa de um tratamento multidisciplinar, envolvendo acompanhamento médico, psicológico e nutricional.
O nutricionista é essencial para restabelecer a saúde e prover uma dieta verdadeiramente balanceada. Também tem um papel importante em orientar o paciente sobre o que é uma alimentação verdadeiramente saudável.
Aqui vai um quadro de comparação da ortorexia com vigorexia, pra não haver confusão: