Angelim entrega comenda Ordem do Mérito Volta da Empresa nesta terça

A Prefeitura de Rio Branco promove nesta terça-feira, às 19h, no Teatro Hélio Melo, a cerimônia de entrega da comenda Ordem do Mérito Volta da Empreza. A honraria foi instituída pela lei  1.706, aprovada pela Câmara de Vereadores  em 16 de junho de 2008 e tem  o objetivo de manter as memórias da  trajetória do acrea-no como povo amazônico, valorizar o patrimônio sócio-cultural e homenagear as pessoas  que se distinguiram por suas contribuições para o engrandecimento do município. Este ano, segunda edição do mérito, a Comenda Volta da Empreza será concedida a radialista Nilda Dantas; ao arcebispo Dom Moacyr Grechi e à empresária Míriam Felício, fundadora do Grupo Miragina. Eles irão receber um troféu em bronze.

O nome da Comenda é uma referência à primeira denominação dada à cidade de Rio Branco no período de sua transição de seringal à povoa-do. A Comenda Volta da Empreza é constituída de três graus com distintos Patronos. O grau Fundador, cujo patrono é Neutel Newton Maia, destina-se a reconhecer os que se destacaram por sua significativa contribuição nos campos social, cultural, econômico, humanitário, desportivo, ou outros de notável importância para a cidade, bairro ou comunidade. Dona Miriam Felício, de 93 anos, será a homenageada. “Através dela, a gente contempla todo o empresariado local”, disse Marcos Vinicius das Neves, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, para quem a comissão julgadora foi muito feliz em definir pelo nome de Miriam Felício, representante de todos os empreendedores e que em Rio Branco implantou todos os seus investimentos.

O grau Comandante, com o patrono o Coronel José Plácido de Castro, destina-se a homenagear os que contri-buíram, através de atos extraordinários com a comunidade, para a consolidação da cidade em nível regional. Nesse grau, a honraria será conferida a radialista Nilda Dantas. “Ela é a voz da Rádio Difusora Acreana, que tem sede em Rio Branco. Através da Nilda, queremos prestar homenagem a todos os jornalistas e comunicadores do Acre”, explicou Vinicius.

O grau Chanceler tem como patrono José Maria da Silva Paranhos Junior – Barão do Rio Branco. Trata-se da mais alta distinção da Ordem, que se destina a homenagear aqueles que tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços ao município, ou que, no exercício da sua atividade, tenham destacado o nome do município de Rio Branco nos cenários nacional ou internacional. Nesse contexto, o arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, será o homenageado. (Ascom PMRB)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation