T.R.E inicia recadastramento de eleitores do Bujari

bujari

A Justiça Eleitoral do Acre começou, nesta terça-feira (15), o recadastramento dos cerca de 6.700 eleitores do Bujari, localizado a 17 quilômetros da capital acreana. A cidade será um dos 50 municípios brasileiros que usarão as novas urnas biométricas nas eleições de 2010.

 A cerimônia de lançamento da biometria no Bujari aconteceu no Centro de Cultura e Florestania e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), Desembargador Arquilau de Castro Melo, da vice-presidente e corregedora do TRE-AC, Desembargadora Eva Evangelista, da juíza da 9ª Zona Eleitoral, Mirla Regina, do juiz de Direito Afonso Braña, do prefeito do Bujari, João Teles (o Padeiro), do vice-prefeito, Valdivino “Jacaré”, além dos vereadores Francisco Bessa, Marieldo Alves, Sônia Cabral, Zezinho Cavalcante e Daniel Melo..

 Em todo o país, mais de um milhão de pessoas usarão urnas biométricas nas próximas eleições. Essa é a segunda fase de testes das urnas que identificam os eleitores pela impressão digital. Em 2008, o sistema foi usado em três municípios. A expectativa é que em oito anos todas as cidades do Brasil tenham urnas com leitores biométricos..

 Em seu discurso, o presidente do TRE-AC, Desembargador Arquilau de Castro Melo, ressaltou que o objetivo principal do recadastramento é a segurança do sistema de votação. “A possibilidade de fraude eleitoral ficou ainda mais difícil agora. O eleitor terá a garantia de que ninguém votará por ele”, frisou.

 Arquilau parabenizou Bujari por ser o primeiro município do estado a participar do projeto. “Os senhores tem o privilégio de serem os primeiros a contar com essa tecnologia. Por meio da biometria, vamos ter a certeza de que os eleitores daqui realmente moram aqui, e não em Rio branco ou outro local”, acrescentou..

 A juíza da 9ª Zona Eleitoral, Mirla Regina, responsável por coordenar o processo de recadastramento, parabenizou os eleitores do município. “Com o apoio de todos vocês temos certeza de que faremos um bom trabalho. Parabéns ao município por essa nova tecnologia”, disse a juíza..

 O Prefeito do Bujari, João Teles, também conhecido como “padeiro”, destacou os benefícios que o novo método de votação trará para os eleitores. “É uma honra ter a nossa cidade como a escolhida para ser a primeira a realizar o recadastramento. Este programa vai contribuir para que acabem de uma vez as fraudes eleitorais, tornando mais justa as próximas eleições”..

 Ao final da cerimônia, o prefeito “Padeiro” dirigiu-se ao guichê de atendimento e, na presença dos servidores da Justiça Eleitoral e da imprensa, foi o primeiro cidadão do município a fazer o recadastramento por meio das digitais..

 Todos os 6.730 eleitores do Bujari devem comparecer ao Centro de Cultura e Florestania, portando documento de identidade e comprovante de residência para terem suas fotos e impressões digitais coletadas. Quem não participar do recadastramento biométrico terá seu título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. O atendimento se estende até o dia 28 de janeiro. (Fonte:Ascom/T.R.E)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation