Pular para o conteúdo

Prescrição de crime sexual contra menor de idade pode mudar

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6719/09, do Senado, que modifica as regras relativas à prescrição dos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes – artigo 11 do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

mudana 
Pelo projeto, a contagem do tempo de prescrição destes crimes começa somente após a vítima completar a idade de 18 anos, salvo se a esse tempo já houver sido proposta a ação penal. Pelo texto legal vigente, o tempo de prescrição é contado a partir da data do crime.

Maior proteção

O projeto foi proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Segundo a CPI, o melhor seria tornar esse tipo de crime imprescritível, como o de racismo. Para tanto, porém, seria necessária uma emenda constitucional, de mais difícil aprovação.

Por isso, a CPI optou por mudar apenas a lei ordinária, com a finalidade de dificultar a prescrição. “É importante adiar o início da contagem do prazo prescricional, para assegurar mais ampla proteção ao bem jurídico tutelado”, diz a comissão.

“Não raras vezes se tem observado que, por variadas razões, as providências legais não são tomadas pelos responsáveis pelas vítimas, o que permite o livre curso do prazo prescricional; alcançando a maioridade, a vítima assume condições para agir por conta própria”, acrescentam os integrantes da CPI.

Tramitação

Sujeito à apreciação do Plenário, o projeto tramita com prioridade nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)