Pular para o conteúdo

Nilson Mourão convoca médicos formados no exterior para reunião

nm
 O deputado federal Nilson Mourão convida os profissionais, estudantes e familiares  para reunião, que acontecerá  hoje, no auditório da Assembléia Legislativa, às 15h. Onde será tratado assunto de interesse dos profissionais habilitados a exercer a medicina.

Durante o evento, será abordado pelo assessor jurídico Salvino Medeiros, a nova sistemática, que além de tornar o processo mais rápido, garante uniformidade, transparência, e qualidade, possibilitando a revalidação em Rio Branco, mantendo os médicos no Estado.

No Acre, os candidatos interessados deverão dirigir-se à Universidade Federal do Acre (UFAC), portando a documentação descrita no edital. O processo de validação se dará dentro de um Projeto Piloto, as inscrições vão até o dia 12 de fevereiro, nas universidades participantes do projeto.  No Brasil são 22 instituições de ensino superior, entre elas, a Ufac, que estarão aptas a aplicar o processo e posterior reconhecimento.

 “Convoco esses profissionais para inscrever se no processo, o tempo está se esgotando e esta é uma conquista importante para a saúde, especialmente no Acre, que tem centenas de médicos já formados e estudantes em formação, na maioria em Cuba e na Bolívia, aguardando a oportunidade de revalidar seus diplomas para poder trabalhar. E chegou a hora”, ressalta Nilson Mourão.

Após uma luta de dois anos a frente da relatoria para validação dos diplomas, o parlamentar informa que o processo esta sendo elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame será composto por duas etapas: Teste teórico e prova de observação das habilidades clínicas adquiridas pelo candidato. (Assessoria)