Sorteio dos árbitros conta com presença dos instrutores CBF

O sorteio que definiu a escala da primeira rodada do Campeonato Estadual Acreano de Futebol contou com a presença dos dois instrutores CBF – Roberto Perassi e Artur Júnior – que estão na capital acreana ministrando a pré-temporada para os árbitros acreanos. Neste final de semana serão cinco jogos, sendo em três municípios: Rio Branco, Senador Guiomard e Mâncio Lima.

Presidente111
No maior clássico da rodada, a tarefa de comandar Juventus e Rio Branco será do árbitro Josimar Almeida, auxiliado por Justino Aprígio e Civaldo Nery, com Antônio Neuricláudio como 4º árbitro. Segundo o presidente da Comissão Acreana de Arbitragem, Josemir Raulino, será baixado portaria com os dias dos sorteios. “Com isso garantimos a lisura na escala de árbitros”, disse, afirmando que a portaria será divulgada na imprensa.

Andirá x Alto Acre (árbitro José Pinheiro, auxiliado por Jean Carlos e Janilda Melo, com Fábio Santos no 4º árbitro), em Senador Guiomard, no sábado, enquanto no domingo, no mesmo local jogam Adesg x Vasco (árbitro Airton Viana, auxiliado por Mário Jorge e Gilsomar Lopes, com Rubens de Oliveira no 4º árbitro). Em Mâncio Lima jogam Náuas x Independência (árbitro Carlos Ronne, auxiliado por Renne Santos e o cruzeirense Edvaldo Cruz, com o também cruzeirense Rallid Mourão no 4º árbitro). Além do clássico Juventus e Rio Branco, no Arena, jogam Plácido de Castro x Atlético Acreano (árbitro Carlos Santos, auxiliado por João Jácome e Gladson Guerreiro, com Luck Johnson no 4º árbitro).

Pré-temporada – A comissão de arbitragem local deixou bem claro que apenas os árbitros que participarem da pré-temporada, onde teve a coordenação de instrutores tanto da CBF, quanto Fifa. “Nem todos irão apitar no Estadual, mas teremos também categorias de base, porém somente os árbitros que fizeram a pré-temporada irão trabalhar”, afirmou Gilsomar Lopes, do Sindicato dos Árbitros.

O dirigente lembrou que a Federação teve todo um custo para trazer os instrutores CBF para ministrar o final da pré-temporada, que encerra no próximo sábado, ao meio-dia, na sede da FFAC. “Agora estão em Rio Branco os instrutores CBF Roberto Perassi e Artur Júnior, trazendo no currículo várias novidades para os árbitros locais”, explicou, ressaltando que as aulas teóricas foram repassadas de forma eletrônica, sendo preciso alugar som.

 Teste CBF – Os instrutores Dionízio Domingos (Fifa) e Márcio Ferry (CBF) estiveram no início do mês fazendo a avaliação para o quadro dos árbitros da CBF. Tanto os acreanos, quanto os rondonienses fizeram a avaliação no estádio Antônio Aquino, para permanecer ou ingressar no quadro da Confederação.

 Apesar da avaliação feminina ser apenas em julho, três acreanas aproveitaram para fazer em caráter de experiência. Dos 10 acreanos que fizeram a avaliação, sete passaram, inclusive Antônio Neuricláudio que não realizou dois anos seguidos devido problemas físicos. Entre os árbitros também passaram Carlos Ronne, Josimar Almeida e José Pinheiro.

 A grande surpresa foi o assistente Mário Jorge, que apesar de sempre ter sido considerado um dos melhores fisicamente, não passou na avaliação. Os aprovados foram: João Jácome, Renner Santos e Jean Carlos. Com três vagas para o Acre, para assistentes, todos estão gabaritados, porém entre os quatro árbitros, um ficará de fora, pois o Estado tem apenas três vagas.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation