Detran sincroniza semáforos da Capital

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está implementando o Projeto “Onda Verde”, que consiste na sincronização dos semáforos, ou seja, a abertura em sequência. O objetivo é facilitar o tráfego permitindo que os condutores realizem percursos mais rápido, evitando os congestionamentos ocasionados em razão do aumento acelerado da frota.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates, os semáforos sincronizados favorecem a fluidez do trânsito. “Essa medida foi necessária em razão dos constantes engarrafamentos durante os horários com maior intensidade de tráfego”, ressalta Prates.

Esse é  um projeto pioneiro idealizado pelo Detran e implementado pelos técnicos da autarquia. Nas últimas semanas foram realizadas três etapas de sincronização dos semáforos: a primeira etapa aconteceu na rua Marechal Deodoro, no trecho da rua Epaminondas Jácome até a Avenida Ceará; a segunda e a terceira etapas foram realizadas na Avenida Ceará, no trecho da rua Marechal Deodoro até a Floriano Peixoto, bem como no trecho da rua São Paulo até a rua Rio de Janeiro, sendo que o sentido contrário, rua Rio de Janeiro até a São Paulo funcionará no horário das 16h30 às 20h.

Esses locais foram analisados pela Engenharia de Trânsito do Detran e apontados como os mais problemáticos. Estão previstas ainda outras etapas, que serão finalizadas no decorrer dos próximos meses, como por exemplo, na rua Floriano Peixoto e na Avenida Getúlio Vargas, no trecho da Avenida Ceará até a rua Epaminondas Jácome.

É importante ressaltar que, após a execução do projeto, se o condutor mantiver a velocidade regulamentada pela via, ele percorrerá com todos os semáforos abertos. O gerente da Engenharia de Trânsito, Marcos Lourenço, disse que a equipe está analisando os efeitos da sincronização. “O Detran informará um diagnóstico sobre quanto tempo o condutor aguardava para realizar determinados percursos, antes e depois da implementação do projeto”, enfatiza o engenheiro. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation