Mobilização contra a Influenza A (H1N1) começa na próxima segunda

A campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1) proposta pelo Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira, 8. A exemplo da mobilização nacional, no Acre a Secretaria de Saúde irá seguir um calendário específico que limita as datas para cada tipo de público que será atendido durante a campanha. Entre os dias 8 e 19 de março serão imunizados os profissionais de saúde e a população indígena.vacina
O período entre os dias 22 de março e 2 de abril é destinado às crianças de seis meses a dois anos, as gestantes, e as pessoas portadoras de doenças crônicas. A população jovem de 20 a 29 anos, deve ser imunizada entre 5 de abril e 23 de maio. De 10 a 21 de maio as pessoas entre 30 e 39 anos serão vacinadas.

No Acre, de acordo com o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, mais da metade da população faz parte do grupo prioritário que será imunizado. “Esta mobilização segue a mesma estratégia utilizada nas demais campanhas. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado e dos municípios”, disse.

Vacinação contra a gripe A (H1N1) em Cruzeiro do Sul
O Ministério da Saúde (MS) destinou 27.319 doses de vacina contra a Gripe A (H1N1) para Cruzeiro do Sul e divulgou o período de vacinação, que vai ocorrer entre os dias 8 de março e 7 de maio, e o público alvo durante esta fase.

As informações foram divulgadas em entrevista coletiva concedida aos órgãos de comunicação da cidade pela secretária municipal de Saúde, Janciléia de Oliveira e a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PIN) do MS, Janaína Negreiros.

Segundo as entrevistadas, a vacinação é a estratégia do Ministério da Saúde em prevenção a uma possível segunda onda da doença durante o período de inverno. Durante a primeira onda aconteceram 1.632 mortes causadas pela gripe, 20% delas mulheres gestantes. Em Cruzeiro do Sul foram registradas uma morte e três casos não letais. Segundo Janciléia, a gripe atingiu 209 países o que originou uma demanda muito grande pela vacina.

Segundo Janaína, o PIN pode ainda programar uma quinta etapa para Cruzeiro do Sul. Em nível nacional estão sendo propostas novas etapas e a vacinação contra a Gripe A (H1N1) pode ser inserida no calendário vacinal. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation