A MALDIÇÃO DO JORNALISTA

Ontem, 7, no Dia Nacional do Jornalista, recebi do amigo jornalista Ivan Cláudio junk mail sobre os “ossos do ofício” da nossa profissão de jornalista através de um texto anônimo divertido, além das felicitações pelo dia, é claro! Confira! Retrata muito bem a verdade…
***
Conta a lenda que, quando Deus liberou para os homens o conhecimento sobre como ser jornalista, determinou que aquele “saber” iria ficar restrito a um grupo muito pequeno e selecionado. Contudo, neste pequeno grupo, onde todos se achavam “semideuses”, já havia aquele que iria trair as determinações divinas, então aconteceu o pior… Deus, bravo com a traição resolveu fazer valer alguns mandamentos:

I – Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
II – Não verás teu filho crescer.
III – Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
IV – Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como os demais, terás úlcera.
V – A pressa será teu único amigo e as tuas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in Box.
VI – Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
VII – Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.
VIII – Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
IX – Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
X – A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.
XI – Happy hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.
XII – Terás sonhos, com clientes, e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.
XIV – Exibirás olheiras como troféus de guerra.
XV – E, o pior… Inexplicavelmente gostará de tudo isso…
***
Todo louco tem sua mania, a nossa é essa: o jornalismo! Ter que escrever uma matéria em dez minutos, arrancar uma declaração de alguém importante, desencobrir fatos, tudo isso sob a pressão de um fechamento de edição, pra depois de tudo dizer: ufa! Essa é a mola que move esses profissionais, com certeza. Parabéns a todos os colegas!

ESPORTE E LAZER
Com mais de 400 participantes, começou ontem, 7, a I Conferência de Esporte e Lazer de Rio Branco, que está sendo realizada até sexta-feira, 9, no Estádio Arena da Floresta, sob o comando do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinícius. Na solenidade de abertura, estiveram presentes o prefeito Raimundo Angelim, o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques; a coordenadora da Secretaria Nacional do Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, do Ministério dos Esportes, Rejane Penna Rodrigues; os vereadores Elias Campos e Gabriel Forneck, entre outros.

CJK8
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Na abertura da Conferência Regional do Baixo Acre e Purus de Economia Solidária, ocorrida ontem, 7, no auditório da Fetacre, o prefeito Raimundo Angelim (1) afirmou que “uma  das prioridades de sua Administração é a de oportunizar o aumento da renda e da geração de empregos a famílias carentes, por meio de programas alternativos organizados”, detalhando uma série de medidas de sucesso que já foram empregadas como as hortas comunitárias, os projetos de jardinagem nos bairros, a lei municipal de economia solidária e a feira Pan-Amazônica. A conferência tem o objetivo de subsidiar a II Conferência Estadual de Economia Solidária. A foto é de Marcos Vicentti.

SUPER PODEROSAS
O show A Cidade Se Diverte ocorrido sábado, 3, no Teatrão, foi marcado por alguns momentos especiais, como a contagiante apresentação do grupo Vivarte que botou o público pra dançar Ciranda; a afinada dobradinha dos apresentadores, a jornalista Andréa Zílio e o radialista Márcio Bleiner (2); as participações do dinossauro do rock acreano, o ‘capu’ Clenilson Batista, de Danah Costa e da artista plástica baiana Bárbara Tércia; e o retorno dos Camundogs ao palco. Sempre bom vê-los!
***
Mas as estréias das roqueiras Rebeca Barbosa (3) e Kaline Rossi (4), como vocalista da banda Degradê e baterista da Capuccino Jack, respectivamente, foram os momentos mais aguardados da noite. Ambas são lindas, cheias de estilo e talentosas.
***
Ao final do show, todos os artistas de volta ao palco para os aplausos, com o senso do dever cumprido (5). Ah! Achei muito bacana o cenário assinado por Marco Brozzo e Fayane Fernandes. As fotos são de Débora Mangrich.

OITENTINHA
As aniversariantes do dia 1º, Maíra Martinello e Walédya Melo pediram que os amigos comparecessem à sua festa de aniversário usando produção oitentinha e todos acataram a recomendação. Foi uma “viagem” pelo túnel do tempo ver os convidados usando roupas e acessórios que fizeram a cabeça daquela geração.
***
Entre as que mais capricharam no modelão, além das aniversariantes – Maíra estava linda de “material girl” -, anotei a estudante de arquitetura Sâmela Melo, irmã de Waledya (6), que veio de São Paulo somente para animar a festa. Usava camisetão de ombro-só com o rosto da Tina Turner estampado, top neon pink, legging de renda preto, tênis all star branco e acessórios incríveis da época. Se houvesse troféu para a melhor vestimenta, com certeza seria dela. Acertou em cheio! 

CURTAS

* A banda CALDO DE PIABA começou o ano de 2010 com o caldo encorpado! Ontem, 7, tocou no Studio SP dentro da programação do Festival Fora do Eixo, localizado na Rua Augusta, em Sampa. O festival vai até domingo, com artistas convidados ocupando casas noturnas e espaços culturais da capital paulista em eventos que unem música, artes visuais e teatro.

* A partir de domingo, dia 11, os “piabas” Saulo Machado, Eduardo di Deus e Artur Miúda colocam o pé na estrada e seguem em turnê pelo interior de Minas Gerais e São Paulo. Fazem shows em quatro cidades do interior paulista, duas do interior de Minas e em Belo Horizonte, na abertura do Conexão Vivo, onde também estarão presentes os acreanos da banda Los Porongas, no dia 17.

* Muita coisa acontecendo lá fora, mas por aqui também tem movimentação. O final de semana está cheinho de ótimas programações culturais! Oba!

* Amanhã, 9, a abertura da temporada 2010 do projeto SEMPRE UM PAPO, em Rio Branco, fica por conta dos atores Roberto Frota e Jaime Leibovitch, com uma descontraída conversa sobre cinema, teatro, literatura e televisão. O evento acontece às 16h30, na filmoteca da Biblioteca Pública, com entrada franca. O projeto tem apoio cultural do Governo do Estado do Acre, Unimed e Afa Bistrô da Amazônia.

* Um pouquinho mais tarde, às 19h, a sexóloga Laura Muller, entrevistada semanal do programa Altas Horas da Rede Globo, baterá ALTOS PAPOS SOBRE SEXO, no auditório da FIRB/FAAO, com casa lotada.

* A palestra em formato de bate-papo é uma iniciativa da jornalista SURAMA CHAUL, produtora de programas como Alma-naque Aquiry, Idéias da Aldeia e Doc Aldeia, que pretende iniciar com a Laura Muller uma série de palestras com personalidades, atores, artistas plásticos e escritores ao longo do ano.

* Após a palestra, Laura lança o seu terceiro livro “Altos Papos Sobre Sexo”, no Piola. Quem quiser autografar a obra no bate-papo poderá comprar o livro no stand da Livraria Paim. Conheça mais sobre a sexóloga no link: http://lauramuller.virgula.uol.com.br/

* Nos dias 9 e 10, às 20h, os atores Roberto Frota e Jaime Leibovitch apresentam no Teatro Plácido de Castro o espetáculo DIÁLOGO DO PÊNIS, uma comédia que está em cartaz há mais de 10 anos e já atraiu mais de 1 milhão de pessoas em teatros por todo o país. Onde comprar ingressos? Na Livraria Nobel, Loja Zinguer (Galeria 5) e Barriga Verde da Avenida Ceará.

* Neste sábado, 9, a Sociedade Philosophia tem encontro marcado às 16h na Biblioteca da Floresta, para uma discussão importante sobre INTRODUÇÃO AO RENASCENTISMO, comandada pelo moderador Marcos Afonso.

* Bom dia, quinta-feira. Até domingo!

Assuntos desta notícia


Join the Conversation