Dia “D” visa reverter baixa procura por vacina contra Gripe Suína

Para suprir a baixa procura registrada em todo país durante as duas primeiras etapas da campanha de vacinação contra a gripe suína, O Ministério da Saúde vai promover no próximo sábado, 10, uma espécie de Dia “D” contra a doença. Na ocasião, além dos jovens com idades entre 20 e 29 anos – inseridos na 3ª etapa da campanha – também serão vacinados adultos de 30 a 39 anos.Gripesuina
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil, em Rio Branco, além das unidades de saúde serão montados postos móveis de vacinação em locais de grande fluxo de pes-soas, como o Terminal Urbano, por onde passam diariamente cerca de 20 mil passageiros.

Khalil tranqüiliza a população em relação à qualidade da vacina. “O que mata é a gripe não a vacina. Eu já me imunizei e aconselho a todos a fazer o mesmo”, observa o secretário ao falar da importância da vacinação para a erradicação da Influenza H1N1.

Na avaliação do secretário é comum que as pessoas tenham medo de algo que elas não conhecem, por isso é importante que todos se informem a respeito da vacina. “Mais de 700 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo mundo e nenhum efeito adverso foi registrado”, atesta Pascal Khalil.

A campanha de imunização contra a gripe suína está na sua terceira etapa. Na primeira, foram vacinados os profissionais de Saúde e indígenas que ainda residem em aldeias. Na segunda etapa foram imunizados gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos. Na quarta etapa serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas, e novamente para a segunda dose as crianças de seis meses a menos de dois anos.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation