Ministério Público do Estado lança 1º Prêmio de Jornalismo

Prêmio contemplará melhores reportagens em cinco categorias

 Para identificar e fazer um registro das políticas públicas desenvolvidas nas áreas em que atua, o Ministério Público lança o 1º Prêmio de Jornalismo da instituição quarta-feira, 28, em cerimônia no Teatro Plácido de Castro a partir de 19 horas com palestra de Francisco José, jornalista da Rede Globo. As reportagens devem partir do tema “Transformando cidadania em notícia” para abordar as políticas públicas nas áreas de  Meio Ambiente, Combate a Organizações Criminosas, Infância, Juventude, Patrimônio Público, Cidadão, Consumidor,  Criminal;, Controle Externo da Atividade Policial,  Saúde, Direitos Humanos e Idosos e Violência Doméstica.

As inscrições podem ser feitas entre 1º de maio a 30 de novembro de 2010. O limite de participação é de duas reportagens por autor ou equipe.  A premiação em dinheiro será concedida aos primeiros colocados de cinco categorias: jornal, rádio, televisão, jornalismo online (incluindo os publicados em blogs) e fotografia. Vencedores receberão ainda comenda oferecida pelo Ministério Público.

“Qualquer sociedade que se pretenda moderna e democrática, além de instituições fortes, deve contar com uma imprensa livre”, disse o procurador-geral do Ministério Público, Sammy Barbosa. Ele destacou que o papel do Ministério Público se assemelha ao dos meios de comunicação: “Ambos têm o desafio de formar cidadãos”. O prêmio que deverá ser entregue no dia 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público, tem apoio do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Associação do Ministério Público, Uninorte, Sebrae, Governo do Acre, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Programação do evento

19h – Abertura com Sammy Barbosa Lopes, Procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre

19h30min- Assinatura do convênio Uninorte e MP/AC

20h- “O papel do Ministério Público na promoção da Cidadania”, com palestra do Promotor de Justiça Danilo Lovisaro

20h30min – Palestra com o jornalista Francisco José, repórter especial da Rede Globo

21h30min – Encerramento com coquetel no hall do Teatro
 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation