Pular para o conteúdo

OCA de Xapuri vai inaugurar novo modelo de atendimento ao cidadão no Acre

Governador Binho Marques visitou o prédio que já está funcionando em caráter experimental

 
Já está funcionando em caráter experimental a Organização das Centrais de Atendimento (OCA) de Xapuri. A unidade integra vários serviços que são prestados ao cidadão em um único lugar. Correios, Instituto de Identificação, Banco, Tribunal Regional Eleitoral, Floresta Digital são algumas as instituições presentes na OCA. Em um único guichê, o cidadão poderá emitir documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, casamento e óbito, além de poder fazer serviços dos governos federal, estadual e municipal (pagamento de impostos, notas e emissões de documento). O Governador Binho Marques visitou a unidade de atendimento que está em fase de teste para poder ser inaugurada em definitivo.

ocax

“Esse momento de experimentação da OCA é muito importante para fazermos ajustes. E é realmente algo novo que estamos fazendo aqui. Nós temos em outros estados, como São Paulo, o Poupa Tempo, na Bahia tem o Serviço de Atendimento ao Cidadão, mas as pessoas precisam enfrentar várias filas dependendo do serviço que forem fazer. Aqui você chega em um guichê e ali tem vários serviços em um único lugar”, explicou o governador.

A OCA de Xapuri terá condições de atender a demanda de 500 pessoas ao dia e integra a Organização das Centrais de Atendimento ao Cidadão de Rio Branco, cuja sede, de 10 mil metros quadrados, está sendo construída na confluência da rua Quintino Bocaiuva com a Avenida Brasil, no Centro da capital acreana. Binho Marques faz questão de ressaltar que esses serviços fazem parte de uma política pública mais ampla, que é o Governo Único.

“O que nós estamos fazendo aqui é experimentando um novo modelo de gestão do estado. Essa modernização acaba no Governo Único, com tudo interligado e com agilidade no serviço. O que eu espero é que os acreanos possam sentir-se bem tratados, reconhecidos e com seus direitos garantidos”, disse o governador que marcou a inauguração para o final de maio, durante o Fórum de Governadores da Amazônia que será realizado no Acre.

A OCA de Xapuri funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30, e obedece o mesmo padrão da central de Rio Branco. São 12 guichês de atendimento. Todos os funcionários passaram por um intenso treinamento para prestarem o melhor serviço ao cidadão.

“Aqui o cidadão ele é tratado de forma integral. Outra premissa nossa é que o cidadão ele tem sempre todas as informações sobre todas as etapas de serviços que ele vai realizar. Então ele sabe o valor, o tempo para cada serviço e o processo que ele tem que seguir. A inovação no serviço é essa: prestar informação segura e atender de forma integral”, afirma informou Sídia Gomes, coordenadora estadual do programa.

No prédio também funciona um Telecentro do programa Comunidade Digital, ligado ao Florestal Digital. O Programa de acesso à Internet será lançado na cidade de Xapuri no mesmo dia da entrega da OCA. Na sala, computadores com acesso à Internet são disponibilizados para a comunidade. A pequena Maria Luíza, de 9 anos, mora em Xapuri e não tem computador em casa. “Aqui eu posso brincar e pesquisar”, diz a usuária.

“A OCA de Xapuri traz um novo momento da cidade. Aqui temos a população sendo bem atendida, com a qualidade que merece”, afirmou o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos que também visitou o prédio com o governador Binho Marques.

O prédio de arquitetura com tendência para art décor integra o Centro Histórico de Xapuri e foi restaurado para abrigar a OCA. A central foi construída no prédio histórico da cidade onde funcionava a antiga A Limitada, uma das duas mais movimentadas casas aviadoras de Xapuri responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região. O trabalho de restauração do prédio localizou peças de embarcações, que serão restauradas e expostas para conhecimento público em um memorial que será montado na própria OCA. (Agência de Notícias do Acre)

Foto/Gleilson Miranda

ocax1

ocax2