Prazo para entregar Imposto de Renda termina em 2 semanas

Faltam 2 semanas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda pessoa física 2010 (referente aos rendimentos de 2009). O dia final é 30 de abril.
 
Se você ainda não agilizou tudo, nem começou a ver onde está toda a papelada, é melhor fazer isso logo. “A última semana é a pior. Há uma avalanche de declarações, e o sistema da Receita Federal sempre trava”, diz o contador Julio Linuesa Perez.

Portanto, mãos à obra. Pegue todos os informes de rendimentos dos bancos onde você tem conta, o informe de empresa onde você trabalha ou as notas fiscais dos serviços prestados no ano passado. Não se esqueça também das notas referentes às despesas médicas.

“É sempre bom redobrar o cuidado com as informações sobre as despesas de um modo geral e com os gastos com dependentes. Qualquer erro pode colocar o contribuinte na malha fina”, afirma Perez.
 
Faça suas contas

Para a gestora do escritório Arbor, Meire Poza, o ideal é ficar atento também com o que entrou e saiu da sua conta no ano passado.
“O contribuinte deve ficar atento para não cometer erros nas demonstrações de origem e destino do dinheiro em 2009”, diz Poza.
 
Uma das dúvidas mais comuns são as referentes a honorários e declaração de imóveis.
 
De acordo com ela, a cada ano a Receita está mais rigorosa.
 
“O Leão está cada vez mais bem preparado para combater a sonegação. Um errinho de nada pode empurrar o contribuinte para a malha fina”, afirma Poza.(UOL)
 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation