Ariane Cadaxo intensifica defesa de projeto de reciclagem de lixo

A vereadora Ariane Cadaxo (PCdoB) retomou a defesa do Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a troca de lixo reciclável por desconto na conta de luz. A proposta foi apresentada por ela no ano passado na Câmara de Rio Branco e ganha reforço em 2010 com a presença do en-genheiro elétrico da Coelce, Adaílton Arruda, que está no Acre exclusivamente para orientar sobre os benefícios da implantação do programa.Ariane
Adaílton chefia o departamento de Gestão da Inovação e Projetos de Pesquisas da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), gerencia o Programa de Eficiência Energética da empresa junto a Aneel e é responsável pela implantação do Coelce, o projeto que permite a troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia naquele Estado.

O programa é o mesmo que está sendo proposto para Rio Branco e sua eficiência no Nordeste ganhou destaque internacional, incluindo prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao observar o que já  vem sendo feito em Rio Branco em relação ao cuidado com a destinação do lixo e a preservação do meio ambiente, o engenheiro afirmou que se o Ceará tivesse oferecido tais requisitos o programa teria ainda mais sucesso.

“Estou impressionado com a estrutura que já existe aqui. A cidade está pronta para desenvolver o programa”, disse ele, referindo-se ao Aterro Sanitário, às ações do Projeto Catar e à consciência de preservação que os gestores e a população já possuem. “A implantação desse programa vai gerar uma grande contribuição para o município. Os bairros vão ficar mais limpos e a população mais exigente”, acrescenta.

Projeto de interesse da prefeitura
O secretário de Meio Am-biente do município, Artur Cesar Leite, afirmou que a implantação do programa vai fechar um ciclo de fortalecimento da política ambiental já desenvolvida em Rio Branco. A prefeitura, segundo ele, já demonstrou seu interesse em abraçar a idéia e auxiliar para que a ação seja colocada em prática.

Ontem de manhã, durante reunião com o secretário Artur Leite, a vereadora Ariane Cadaxo e técnicos ambientais de Rio Branco, o engenheiro Adaílton Arruda enfatizou que os benefícios do programa gerarão melhorias para a atual e as próximas gerações. Os benefícios, de acordo com ele, vão desde a preservação dos recursos naturais à mudança de comportamento das comunidades e limpeza da cidade. (Assessoria)

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation