Pular para o conteúdo

Em carta, embaixador do Reino Unido diz que espera ampliar parceria com o Estado

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, enviou terça-feira, 27, carta ao governador Binho Marques agradecendo a acolhida que teve no Acre por ocasião de sua visita ao Estado, entre 18 e 20 de abril. “Gostaria de transmitir meus sinceros agradecimentos. Fiquei impressionado com o que vi durante minha visita ao Acre”, disse Alan Charlton. “Há aqueles que dizem que o Acre está isolado do resto do mundo. Em minha opinião, seu modelo de desenvolvimento sustentável o coloca bem no centro”, completou o embaixador que além de Rio Branco, conheceu as práticas de sustentabilidade de outras regiões do Estado.  A agenda foi considerada intensa, variada e representativa.Embaixador-e-binho
Na carta, Alan Charlton fala da possibilidade de am-pliar a parceria entre seu país e o Acre, que foi o único Estado brasileiro que mesmo na crise internacional conseguiu negociar madeira certificada com o Reino Unido, principal parceiro comercial na Europa. A crise impôs rigor nos contratos e apenas o Acre apresentou os certificados exigidos pela Comunidade Britânica. A partir da visita de Charlton, o Estado abre importante janela para negociar novos produtos no Reino Unido.

“Espero que possamos manter e até mesmo aumentar a cooperação entre o Reino Unido e o Acre. Desejo-lhe o melhor para o futuro e aguardo com interesse reencontrá-lo em Brasília”, afirma o embaixador, que conheceu também o planejamento estratégico do governo a partir de ações concretas.

Embaixador no Brasil desde dezembro de 2008, Alan Charlton ingressou na diplomacia em 1978 e nos últimos anos vem atuando principalmente com questões globais como comércio, energia, ciência, mudanças climáticas, pobreza e sustentabilidade. Ele mantém o blog Conversações Globais.

Alan Charlton esteve no Acre acompanhado da secretária-geral do WWF no Brasil, Denise Hamú, que também enviou email ao governador agradecendo a receptividade: “Apesar dos estreitos laços de cooperação entre as nossas equipes e constante comunicação, saí impressionada com os resultados que o Governo do Acre vem obtendo tendo como centro o desenvolvimento sustentável, na prática”. (Agência Acre)