Ex-primeira-dama da França visita Xapuri

A ex-primeira-dama da França, Danielle Mitterrand, está no Acre, onde cumpre uma agenda de visitas e reuniões com lideranças e conhece alguns dos principais projetos ambientais do Estado. Na quinta-feira, 29, ela foi à Xapuri, onde chegou por volta das 11h30 e foi recepcionada no aeroporto pelo prefeito Bira Vasconcelos e a imprensa local. Em seguida, visitou o encontro de formação do Conselho Gestor da Bacia do Igarapé Santa Rosa localizado entre o Centro da cidade e o bairro Bolívia.Miteram
O projeto é incentivado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e prefeitura de Xapuri para recuperação da margem do igarapé, redução do nível de poluição através da construção de fossas e filtros, além da conscientização dos moradores. Estavam presentes lideranças comunitárias, secretários municipais e representantes de instituições ambientais.

Em 1992, quando veio ao Acre pela primeira vez, Danielle soube do projeto de recuperação de bacias hidrográficas e daí o interesse em conhecê-lo melhor. A ex-primeira-dama francesa aproveitou para retornar à casa de Chico Mendes e se emocionar com o relato do momento da morte de Chico contado pelo advogado Gumercindo Rodrigues. Ao assinar o livro de visitas, Danielle Mitterrand deixou uma mensagem: “Quando a vida de um homem e sua morte mudam o curso da história”.

Logo depois, acompanhada pelo prefeito, a francesa foi conhecer o maior empreendimento de sustentabilidade instalado no município, a fábrica de preservativos Natex. Foi recepcio-nada por funcionários e pelo diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, Funtac, César Dotto, que apresentou a política de trabalho da fábrica. Danielle saiu do local após plantar uma seringueira.

No início da tarde, a ex-primeira-dama deslocou-se ao Seringal Cachoeira para o almoço e passar a noite no local onde foi palco dos empates ambientais em defesa da floresta. Hoje, a pousada do Seringal Cachoeira é uma referência em ecoturismo, gerando renda, com a valorização da floresta. Ontem, Daniele Mitterrand se reuniu com o governador Binho Marques, em Rio Branco.

A ex-primeira-dama da França é atualmente presidente da Fundação “France Libertés” que tem um histórico de vinte anos de trabalho voltado para o desenvolvimento social e humano, através de projetos que constroem alternativas nas áreas econômica, social e solidária. A France Libertés, que desde o ano passado conta com uma representação no Brasil, fundamenta seu trabalho na promoção dos direitos humanos e da equidade so-cial. Também luta para que um maior número de pes-soas tenha acesso à água potável e defende uma economia mais responsável e solidária. (Agência Acre)

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation