9 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Programa Povo alfabetizado vai contemplar 40 mil jovens e adultos até 2014 no Estado

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/04/2012 - 06:04
Manda no zap!CompartilharTuitar

EducacaoHélia Benedita Souza foi uma criança como tantas outras que precisou “pegar no batente” logo cedo e não teve as oportunidades que gostaria. Não conseguiu estudar. O desejo de saber ler e escrever não foi abafado pela rotina imposta pelas dificuldades da vida e em 2003 ela decidiu estudar. Fez matrícula num curso de alfabetização para jovens e adultos e hoje, aos 46 anos, faz faculdade de Serviço Social. Ela conta a própria história para incentivar outras pessoas, que, como ela, ainda podem correr atrás dos sonhos que guardam.

Na manhã de ontem, 9, foi lançado o Plano Estadual de Combate ao Analfabetismo e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos, o Povo Alfabetizado. A meta é reduzir em 8% os índices de analfabetismo no Acre até 2014.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, os dados acreanos mostram que o esforço dos últimos dez anos foi significativo, mas ainda há um desafio grande pela frente. “Houve uma queda de 8% no índice de analfabetismo. Foi a maior queda do Norte, mas o Acre ainda é o Estado com o maior índice da região. O número é um retrato do nosso empenho: conseguimos alfabetizar 82.647 mil pessoas. Mas agora o desafio é reduzir de 16,5% para 8,17%. Temos que alfabetizar mais 40 mil pessoas até 2014”.

O governador Tião Viana não pôde participar do lançamento do Povo Alfabetizado para cumprir agendas ministeriais em Brasília. “Eu tenho convicção que vamos vencer esse desafio. Só  hoje são 13 mil alunos que vão começar a ser alfabetizados. Nesses últimos dez anos nós conseguimos baixar em 8% o índice de analfabetismo, graças a muito esforço e ao trabalho extraordinário com os nossos parceiros, as associações, os sindicatos, Ongs e igrejas. E vamos continuar contando com esse apoio de vocês para vencer esse desafio”, disse o vice-governador César Messias.

O desafio proposto é o de contribuir no processo de alfabetização de 40 mil pessoas, sendo 15 mil em 2012, 13 mil em 2013 e 12 mil em 2014, além de garantir a conclusão do curso de alfabetização de, no mínimo, 75% dos jovens e adultos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado e no Módulo I do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ter sucesso nas ações, serão firmadas parcerias entre o Governo Estadual e os governos municipais, contando com o apoio da sociedade civil e dos co-participantes nos processos educacionais e pedagógicos no Acre. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Nova Rodoviária passa por testes de iluminação

Próxima Notícia

Caixa inicia pagamento do FGTS às vítimas da enchente na Capital

Mais Notícias

Foto: Eduardo Gomes/Detran
3º destaque

IPVA 2026 no Acre: calendário de pagamento começa em janeiro; veja como pagar

09/01/2026
Foto: Redes Sociais
Destaques Cotidiano

Circo Mundo Mágico estreia no shopping de Rio Branco com King Kong em tamanho real

09/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Opinião: Do sonhado código de defesa do contribuinte à institucionalização da insegurança jurídica, o que restou da lc n. 225/2026?

09/01/2026
(Foto: Val Fernandes/Secom)
Geral

Restaurante Popular volta a atender o público após período alagação

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Caixa inicia pagamento do FGTS às vítimas da enchente na Capital

População aprova ações do Detran

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre