A visão de cineastas e produtores sobre a própria cultura, a cultura latinoamericana e de países que fazem fronteira com o Brasil serão exibidas a partir de segunda-feira, 19, em Rio Branco. É o início do III Festival Pachamama – Cinema de Fronteira que este ano propõe o tema Olhe o mundo e recomece! Na abertura, às 19 horas, o cineasta Silvio Da-Rin, o sertanista José Carlos Meirelles e o antropólogo Txai Terri Aquino serão homenageados pelo documentário Paralelo 10, que narra a trajetória dos índios isolados do Acre.
O roteiro cinematográfico inclui o Cine Recreio, a Filmoteca Acreana, Biblioteca da Floresta e escolas públicas em seis bairros. Todas as sessões são gratuitas e o público poderá conferir filmes inéditos ou que estão fora do circuito comercial. São curtas e longas metragens, documentários e um vídeo de animação que narra um dos aspectos da cultura do povo Yawanawa, do Acre. A abertura será às 19 horas de segunda-feira.
No segundo dia começam as mostras competitivas de curtas e longas e o cinema nos bairros. Na Mirada Latina, filmes narram o cotidiano das populações de vários paí-ses do continente. “É uma oportunidade de buscarmos uma identidade latina, fronteiriça, por meio do cinema, da arte. O Pachamama permite este intercâmbio”, lembra o roteirista, cineasta e um dos organizadores, Sérgio de Carvalho. O curta-metragem de animação Awara Nane Putane – A história do cipó, de sua autoria em parceria com a Cooperativa Yawanawa, é um dos filmes que serão exibidos no festival. Diretores, atores e produtores estão na lista de convidados que ilustram no festival. Entre eles, a diretora do filme Las malas intenciones, Rosario García-Montero. O filme é um dos concorrentes ao Oscar 2012.
Também na lista de convidados e homenageados estão o diretor Vincent Carelli, produtor do Vídeo nas Aldeias; a diretora norteamericana Anne Makepeace; Maurice Capovilla, Coordenador do Curso de Cinema e Vídeo da Usina de Arte; Rafael Sampaio, Ibã Kaxinawa, Zezinho Yube. Silvio Margarido receberá homenagem pelo documentário O mergulho.
Show – A cantora Verônica Padrão faz uma homenagem à cantora argentina Mercedes Sosa com um show na noite de sexta-feira, dia 23 na Tentamen. (Assessoria)