Não há o que discutir ou fazer politicagem sobre os acontecimentos que movimentaram a cidade anteontem com esse assalto a uma casa lotérica: a necessidade inadiável e urgente da reforma do Código Penal para garantir à sociedade um mínimo de segurança.
Como se noticiou, o líder do assalto em prisão condicional e outro também com passagem na polícia, estavam sendo beneficiados e encorajados por uma legislação penal condescendente, frouxa e até mesmo leniente no favorecimento à criminalidade.
Em qualquer outro país civilizado, jamais poderiam estar à solta, sem acompanhamento algum e usufruindo de todas as facilidades, inclusive de se armarem com pistolas, para cometer esse tipo de crime. E como se assistiu, arrogantes, fazendo todo tipo de exigências à polícia.
Mas tudo isso já se sabe e a sociedade está cansada e perdendo a paciência com a classe política, o parlamento, que tem a obrigação de fazer uma reforma a rigor do Código Penal e vai adiando sine die.
Evidentemente que essa reforma precisa vir acompanhada de outras medidas de ordem estrutural, social. Contudo, é ingênuo e ilusório imaginar uma sociedade sem leis claras e rígidas para desencorajar e punir a criminalidade.