Pular para o conteúdo

Feira de Economia Solidária acontece até domingo na Praça da Bandeira

 feirasolidaria
A Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia e Solidária da Prefeitura de Rio Branco (COMTES) iniciou nesta quarta-feira, 27 de novembro e encerra no dia 1º de dezembro mais uma edição da  Feira de Economia Solidária no Mercado Velho, na Praça da Bandeira. A feira reunirá 60 expositores de artesanato, 17 barracas de comidas regionais e oito grupos de flores ornamentais e dois de material cerâmico.

 A Coordenadoria Municipal de Economia Solidária (COMTES) organiza o evento. Como já virou tradição, a feira contará com música ao vivo através da Fundação Garibaldi Brasil e um número maior de empreendimentos de plantas e jardinagem.

 Esta é a terceira edição da feira que não há cobrança da taxa de participação de R$70 para os empreendimentos de alimentação e R$30 aos grupos de artesanato. A extinção da taxa foi determinada pelo prefeito Marcus Alexandre. Com isso, Rio Branco mantém-se referência nacional em economia solidária, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar nem levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

  A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Em Rio Branco, os eventos contam com apoio da Secretaria Extraordinária de Pequenos Negócios do governo do Estado, o SEBRAE e o Fórum Estadual de Economia Solidária.