Pular para o conteúdo

Festival Intermunicipal de Vídeo apresenta filmes produzidos por acreanos

A Associação Acreana de Cinema (Asacine) realiza o 1º Festival Intermunicipal de Vídeo de 9 a 14 de dezembro, no Cine Teatro Recreio. O trabalho é resultado de uma série de oficinas ministradas em 13 municípios do Estado.

Serão apresentados 16 filmes de produção acreana, que revelam os problemas do cotidiano e o perfil das cidades. A duração média dos vídeos é de 30 minutos.

Segundo o cineasta Adalberto Queiros, a maioria dos responsáveis pelos filmes nunca havia tido contado com o cinema antes. “Ainda assim, todos demonstraram envolvimento, criatividade e talento para lidar com algo novo. Essa é uma forma de mostrar a produção destes profissionais que muitas das vezes não tem oportunidade de exibi-las em eventos culturais mais acadêmicos. Na ocasião, também estaremos realizando a 1ª Feira do Cinema Acreano onde a população poderá adquirir, a preço de custo, os filmes produzidos em terras acreanas, incluindo longas metragens, curtas, filmes de ficção, documentários, animações, entre outros”, informa.

Durante a programação, os alunos da oficina realizarão visitas à Usina de Arte João Donato. Além disso, a partir de hoje, 10, haverá uma mostra de vídeos inéditos produzidos por acreanos, no Sesc-Centro, a partir das 15h.

Na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, a programação irá apresentar vídeos que tratam da violência contra a mulher. Os 4 filmes foram feitos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó e Rio Branco.

O festival também irá homenagear o ex-deputado Wilder Viana, responsável por doar o primeiro projetor, que serviu ao cinema acreano.