10 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mais de 4 mil correspondências são resgatadas da Utre em Rio Branco pela Polícia Federal

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
21/12/2013 - 19:58
Manda no zap!CompartilharTuitar

Uma denúncia, de que um carro oficial dos Correios esteve na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) e jogou correspondências ali, foi feita à Polícia Federal. O material estava sendo descartado com o lixo comum. Apenas no último dia 11, foram resgatadas mais de 4 mil cartas e encomendas, algumas delas violadas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o delegado responsável pela investigação, Flávio Alencar, algumas centenas de cartas foram recuperadas do lixo, mas não se sabe se foi um caso isolado já na UTRE, além do intenso tráfego de caminhões, após o despejo um trator e terra são utilizados para aterrar os resíduos.

“Alguns endereços são fáceis de encontrar, mas por algum motivo, foram parar no lixo e esse não é a destinação correta para as correspondências. Algumas correspondências possuem a devolução eletrônica, então é passado o leitor de código de barra, assim a empresa que mandou a correspondência fica sabendo que foi enviado e não entregue ao remetente, então a carta poderá ser destruída seja picotada ou incinerada”, explica.

Jornais comerciais, cartas de cobrança, cartas bancárias, cartas de crianças e outras constam no montante apreendido pela Polícia Federal. A pena para o crime de violação ou destruição de correspondência está previsto no artigo 151 do código penal com penas de detenção de um a três anos.

O delegado solicitou o relatório de destruição dos Correios que apresentou um número aquém do resgatado na UTRE pela Polícia Federal. Pela lei, as correspondências pertencem ao remetente até a entrega ao destinatário. De acordo com Alencar, uma perícia foi feita no local e o laudo deverá sair nos próximos dias.

O diretor Regional dos Correios, Samuel Nolasco, foi chamado a sede da PF para prestar esclarecimentos e se comprometeu a instaurar uma sindicância para apurar o que aconteceu para que correspondências fossem jogadas no lixo, algumas delas violadas, segundo Alencar. “Ele ficou muito preocupado com a situação, inclusive, designou uma equipe para triagem das cartas”, destaca o delegado.

Flávio Alencar destaca que a Polícia Federal está atenta as reclamações da população. “Percebemos que as reclamações estavam crescendo em relação a não entrega das correspondên-cias nas residências das pessoas. Vamos identificar e punir os responsáveis”, confirmou. O diretor regional dos Correios, Samuel Nolasco, não foi encontrado pela equipe de reportagem de A GAZETA para comentar o assunto.


Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeito Marcus Alexandre prestigia aniversário do Senadinho

Próxima Notícia

Los Porongas comemoram 10 Anos de rock com show no Teatrão

Mais Notícias

Foto: Assessoria
5º destaque

Número de casamentos cai 16,5% em um ano no Acre, diz IBGE

10/12/2025
Foto: Reprodução/Redes sociais
Geral

Homem de 50 anos é picado por jararaca e resgatado de quadriciclo por bombeiros no interior do Acre

10/12/2025
Foto: Anne Nascimento
3º destaque

Forte chuva deixa bairros de Rio Branco sem energia; causas ainda estão sendo apuradas

10/12/2025
Centenas de crianças passam todos os dias para tirar foto com o casal mais famoso do Polo Norte. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Geral

Casa do Papai Noel atrai centenas de crianças e anima noites natalinas no Palácio Rio Branco

10/12/2025
Foto ilustrativa: Canva
Geral

MPF dá 10 dias para Estado e três municípios aderirem ao Novo PAR e incluírem demandas da educação indígena

10/12/2025
Ato de doar é simples, seguro e não compromete a saúde do doador. Foto: arquivo
Geral

Hemoacre alerta para baixa no estoque e convoca doadores de sangue O negativo

10/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Los Porongas comemoram 10 Anos de rock com show no Teatrão

Biblioteca Pública de Cruzeiro será inaugurada em 9 dias para virar um marco cultural no Juruá

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre