Uma família de seis pessoas precisou ser retirada de casa com urgência pela Defesa Civil de Rio Branco, na tarde de ontem, 30, após alguns estalos no local. A estrutura de madeira ficou completamente inclinada, ameaçando desabar a qualquer momento. A moradia está localizada na Rua da Zeli, bairro Vila Nova, próximo ao Igarapé São Francisco.
De acordo com o tenente-coronel da Defesa Civil, George Santos, a área é considerada de risco geológico de movimentação de massa. “A casa teve um abatimento de mais de 1 metro e meio. O Corpo de Bombeiro foi acionado e nos repassou este caso. Isolamos a área. Viemos com a assistência social do município para avaliar a situação. Essa família já será encaminhada para o abrigo social”, afirmou.
Ainda segundo George, toda a região está sendo monitorada desde o início das chuvas, em dezembro de 2013. “Assim que a gente notar outra anormalidade que necessite de remoção, nós estaremos fazendo”, promete.
Para evitar que a casa desmoronasse naquele momento, um vizinho ajudou colocando escoras na estrutura. A faxineira Maria Marinho, 39, dona da propriedade, disse que a filha mais velha fez o alerta para os bombeiros. “Eu não tenho medo, mas é o certo a se fazer”, disse durante a mudança do local.
Segundo a aposentada Maria da Conceição Menezes, 68, que mora no bairro há 31 anos, a Rua da Zeli já foi bem maior. No entanto, os desmoronamentos dos últimos 3 anos estão engolindo as casas. “Minha filha morava lá no final, mas precisou sair por causa disso. Todas as casas daqui estão apresentando grandes rachaduras. Não sei dizer se é o Igarapé São Francisco que quer sugar tudo”, palpita.