Pular para o conteúdo

Edital garante bolsas para iniciação científica

O governador Tião Viana, acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Pascoal Muniz, lançou na manhã desta quarta-feira, 26, o edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O lançamento foi feito durante ato na Casa Civil e acompanhado por gestores de instituições de ensino, docentes, estudantes e parlamentares. Segundo informações da Fapac, serão 110 bolsas ofertadas para acadêmicos de nível superior ou técnico regulamente matriculados e cursando em qualquer área.

“Neste ato completamos um arco de investimentos de R$ 22,8 milhões para a área de ciência e tecnologia do Estado e a área de formação é essencial para isso. São mais de 60 vagas para pós-doutorado, mais de 80 para doutorado e mais de 170 para mestrado, além dessas centenas de vagas para jovens na iniciação científica”, detalhou o governador.

Tião Viana frisou que a partir de hoje 460 jovens receberão uma bolsa no valor de R$ 400 por mês para iniciar na vida científica, coordenados por um acadêmico. “Isso representa uma grande oportunidade para começarmos a semear, com mais amplitude, a sociedade do conhecimento e do futuro”, enfatizou.

Pascoal Muniz explicou que os interessados em ter acesso ao edital devem acessar o site da Fapac (www. fapac.ac.gov.br/). “Os professores precisam encaminhar um projeto de pesquisa com o nome dos alunos. Caso o projeto seja aprovado, a bolsa será aprovada. Os alunos receberão a bolsa diretamente na sua conta bancária”, comentou.

Muniz adiantou que os projetos apresentados serão avaliados por um grupo de colaboradores qualificado, com doutorado e de preferência de outros estados, para garantir que não haja interferências, seja positiva ou negativa, no processo de seleção. (Nayanne Santana  / Agência Acre/Foto: Secom)